Apresentação Apresentamos a novíssima AMD HD 7970 do conhecido fabricante ASUS. Com o nome de código “Southern Islands” chega-nos a série HD7000 da AMD, esta série é já produzida com o processo de fabrico de 28nm o que permite à AMD introduzir mais transístores por mm2 melhorando substancialmente a performance, o core terá 365mm2 e ficará com um total de 4,3 Mil Milhões de transístores, mais 1,7 Mil milhões do que a arquitetura anterior. Neste momento apenas saiu a placa de topo, a HD 7970, em breve sairão as outras duas placas de média/alta gama. A AMD deu um salto significativo ao introduzir um novo conceito de arquitetura das placas High-end desta série, que são as denominadas “Tahiti” seguidas da "Pitcairn" e "Cape Verde". Este conceito passa por substituir o sistema VLIW (Very Long Instruction Words) apresentado por esta marca na série HD5000, pelo que apelidou de GCN (Graphics Core Next). É interessante verificar que a AMD valida com o Graphics Core Next (GCN), a maioria das alterações na arquitetura que NVIDIA fez com o Fermi na sua geração GTX5xx. A arquitetura Graphics Core Next (GCN) é a criação de um misto entre um GPU bom para processamento de gráficos e bom para fins de computação. Todos os recursos introduzidos com o NVIDIA Fermi à cerca de um ano atrás, para introduzir a sua própria arquitetura de computação. Parece-me que nunca ninguém duvidou que a Nvidia estava correta na sua leitura do mercado e agora a AMD veio tomar um caminho idêntico, e este é com todo a certeza o caminho para o sucesso. Basicamente esta arquitetura permite à AMD ter um GPU/CPU o que permite lidar com facilidade com a área de gráfica e de computação, dando-lhe um poder e performance acima do normal, mas para superar uma Nvidia GTX580 tinha mesmo que ser. A HD 7970 apresenta uma nova geração de “Generation Tessellation Geometry Engine” com otimizações, como o aumento reutilização do Vertex, melhorias off-chip buffering e caches maiores. Uma das características introduzidas pela AMD que mais gosto é o AMD ZeroCore Power Technology, neste momento em que poupar energia é tão importante, seja pelas nossas bolsas, seja pelo meio ambiente, é bom ver que as grandes marcas se preocupam com estas questões. Segundo a marca, quando em estado de longa paragem, na altura em que entra o screensaver a placa passa a gastar apenas 3W o que é quase um valor residual para uma placa desta dimensão. NOTA: Apenas as placas de média/alta gama usam a arquitetura GCN (Graphics Core Next), todas as outras desta série continuam com o sistema VLIW (Very Long Instruction Words). Especificações Up to 925MHz Engine Clock 3GB GDDR5 Memory 1375MHz Memory Clock (5.5Gbps GDDR5) 264GB/s memory bandwidth (maximum) 3.79 TFLOPS Single Precision compute power 947 GFLOPS Double Precision compute power GCN Architecture 32 compute units (2048 Stream Processors) 128 Texture Units 128 Z/Stencil ROP Units 32 Color ROP Units Dual Geometry Engines Dual Asynchronous Compute Engines (ACE) PCI Express 3.0 x16 bus interface DirectX® 11-capable graphics 9th generation programmable hardware tessellation units Shader Model 5.0 DirectCompute 11 Accelerated multi-threading HDR texture compression Order-independent transparency OpenGL 4.2 support Partially Resident Textures (PRT) Ultra-high resolution texture streaming Image quality enhancement technology Up to 24x multi-sample and super-sample anti-aliasing modes Adaptive anti-aliasing Morphological Anti-Aliasing (MLAA) 16x angle independent anisotropic texture filtering 128-bit floating point HDR rendering AMD Eyefinity multi-display technology Up to 6 displays supported with DisplayPort 1.2 Multi-Stream Transport Independent resolutions, refresh rates, color controls, and video overlays Display grouping Combine multiple displays to behave like a single large display AMD App Acceleration OpenCL 1.2 Support Microsoft C++ AMP DirectCompute 11 Double Precision Floating Point AMD HD Media Accelerator Unified Video Decoder (UVD) H.264 VC-1 MPEG-2 (SD & HD) MVC (Blu-ray 3D) MPEG-4 Part 2 (DivX/Xvid) Adobe Flash DXVA 1.0 & 2.0 support Enhanced Video Quality features Advanced post-processing and scaling Deblocking Denoising Automatic deinterlacing Mosquito noise reduction Edge enhancement 3:2 pulldown detection Advanced video color correction Brighter whites processing (Blue Stretch) Independent video gamma control Flesh tone correction Color vibrance control Dynamic contrast Dynamic video range control AMD HD3D technology Stereoscopic 3D display/glasses support Blu-ray 3D support Stereoscopic 3D gaming 3rd party Stereoscopic 3D middleware software support AMD CrossFire™ multi-GPU technology Dual, triple or quad-GPU scaling Cutting-edge integrated display support DisplayPort 1.2 - Max resolution: 4096x2160 per display Multi-Stream Transport 21.6 Gbps bandwidth High bit-rate audio 2560x1600p60 Stereoscopic 3D Quad HD/4k video support 3GHz HDMI 1.4a with Stereoscopic 3D Frame Packing Format, Deep Color, xvYCC wide gamut support, and high bit-rate audio - Max resolution: 4096x3112 1080p60 Stereoscopic 3D Quad HD/4k video support Dual-link DVI with HDCP - Max resolution: 2560x1600 VGA - Max resolution: 2048x1536 Integrated HD audio controller Output protected high bit rate 7.1 channel surround sound over HDMI with no additional cables required Supports AC-3, AAC, Dolby TrueHD and DTS Master Audio formats AMD PowerPlay™ power management technology3 Automatic power management with low power idle states AMD PowerTune technology Intelligent TDP management technology Dynamic clockspeed/performance enhancement for games AMD ZeroCore Power Ultra-low idle power when the system’s display is off Secondary GPUs in an AMD CrossFire™ configuration power down when unneeded AMD Catalyst™ graphics and HD video configuration software INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Fotos Caixa & Bundle Placa gráfica Detalhes INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Software O software que acompanha esta placa gráfica já não é novidade para os conhecedores da marca ASUS e intitula-se GPU Tweak. Como podemos observar na imagem que se segue, é um três em um, permite monitorizar as temperaturas voltagens e rotação das ventoinhas, neste caso apenas de uma, mas no caso de uma GTX580 Matrix que tem duas ventoinhas monitoriza as duas. É uma instrumento de Overclocking, porque nos permite alterar todos os parâmetros, desde as voltagens às velocidades de relógio e das ventoinhas. Em parceria com TechPowerUp podemos ainda ver uma versão do GPU-Z integrada no GPU Tweak. INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Temperaturas a Consumos Como podemos observar, temos uma placa de topo gama a gastar pouco e com temperaturas muito boas. BenchMarks Hardware Utilizado Motherboard: ASUS Rampage IV Extreme Placa Gráfica: ASUS HD7970 CPU: Intel® Core™ i7-3930K Disco Rígido: Samsung SSD830 Memórias: 8Gb GEIL Evo Corsa 2133MHz CL9-11-9-28 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200W Cooler: Noctua NH-D14 Sistema Operativo: Windows 7 Enterprise, cortesia da Microsoft. O sistema usado, foi o que nos deu mais garantias que aproveitaria mais desta placa recente, conseguimos sem esforço elevar as velocidades de relógio para: Core: 1125 MHz com 1.249mV Mems: 1575MHz x 4 com 1.662mV Com a sensação que em breve, com alterações a nível de drivers e do software de OC poderemos aumentar ainda mais. Jogos Crysis Warhead AF & AA: Disabled by game’s cfg TEXTURE QUALITY: Gamer OBJECTS QUALITY: Gamer SHADOWS QUALITY: Gamer PHYSICS QUALITY: Gamer SHADERS QUALITY: Gamer VOLUMETRIC EFFECTS: Gamer GAME EFFECTS QUALITY: Gamer POSTPROCESSING QUALITY: Gamer PARTICLES QUALITY: Gamer WATER QUALITY: Gamer MOTION BLUR: Gamer Far Cry 2 AF & AA: Disabled by game’s cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTUREZ: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Stalker Call of Pripyat Preset: Medium Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11) MSAA: 4x MSAA for A-tested objects: Off Enable Tesselation: Yes Contact Hardening Shadows: Yes Estes dois últimos jogos foram jogados online e usámos a placa em default, a 1920x1080 @120Hz nas várias qualidades de jogo possíveis, no caso do Battlefield usámos Ultra, High e Medium e no caso do Call Of Duty MW3 usámos Extra, High e Normal. Seguidamente poderemos observar os gráficos. Battlefield 3 Graphics Quality: Ultra, High e Medium Texture Quality: Ultra, High e Medium Shadow Quality: Ultra, High e Medium Effects Quality: Ultra, High e Medium Mesh Quality: Ultra, High e Medium Terrain Quality: Ultra, High e Medium Terrain decoration: Ultra, High e Medium Antialiasing Deferred: 4xMSAA, Off e Off Antialiasing post: High, High e Medium Motion Blur: On, On e Off Anisotropic Filter: 16x, 16x e 4x Ambient Occlusion: HBAO, HBAO e SSAO Call Of Duty MW3 Aspect Ratio: Auto Anti-Aliasing: 4x Screen Refresh Rate: 120Hz Shadows: Yes Specular Map: Yes Ambient Occlusion: Yes Soften Smoke Edges: Yes Bullet Impacts: Yes Image quality: Extra, High e Normal Texture quality: Manual Texture Resolution: Extra, High e Normal Normal Map Resolution: Extra, High e Normal Specular Map Resolution: Extra, High e Normal INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Unigine Unigine Heaven Unigine Tropics Unigine Sanctuary INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão FutureMark 3DMark Vantage 3DMark 2011 P PCMark 7 INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Notas finais e Conclusão INDICE 1. Apresentação 2. Fotos 3. Software 4. BenchMarks 5. Unigine 6. FutureMark 7. Notas Adicionais e Conclusão Notas Adicionais e Conclusão A HD7970 é neste momento a melhor placa gráfica single GPU mais rápida do mercado mas também a mais cara, ainda assim, na relação Qualidade/Preço, consegue superar a sua mais direta concorrente, a GTX580, a HD7970 custa mais 9 a 12% mas tem uma performance superior de cerca de 20%, isto aliado à mais baixa taxa de consumo de energia faz da HD7970 uma alternativa credível à GTX580. A AMD oferece ganhos de desempenho muito significativos relativamente à HD 6970, cerca de 35 a 45% mais, isto deve-se às melhorias de arquitetura introduzidas relativamente à geração anterior. Infelizmente para nós consumidores, a AMD vai aumentar os preços na relação Qualidade/Preço, ora vejamos, quando substituiu a HD 5870 pela HD6970 esta tinha mais 25% de desempenho e custava apenas cerca de 12%. No entanto a HD7970 tem um preço cerca de 55% superior à HD6970, e a performance apenas sobe cerca de 40%. Isto significa que a HD7970 perde no valor da relação Qualidade/Preço para a sua antecessora a HD6970. Destaco pela Positiva: Qualidade de construção. Desempenho. A nova arquitetura. Aspectos a melhorar: O aumento do preço da placa pode ser um tiro no pé que a AMD está a dar a si própria porque a maioria das pessoas viam a AMD como uma marca credível mas mais barata, se retirarmos esta última parte, apenas sobra a credibilidade que a Nvidia também tem. A ventoinha de referência podia ter sido alterada pela AMD para uma mais silenciosa e igualmente eficiente, esta já data da série 4xxx, era tempo de ser substituída. Agradecimento A ZWAME agradece à ASUS pela disponibilidade do material para teste e à loja PCDiga pela gentileza de ter emprestado o CPU Intel. Copyright © Zwame, Lda 2012. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Vítor Antunes /astrong/a