ArtigosDestaque

Carregador SATECHI 165W USB-C 4-Port PD GAN-EU

Um carregador para tudo

Este carregador foi uma escolha pessoal depois de muita pesquisa. Procurarei explicar a lógica até chegar a este modelo e as principais características que procurava.

Comecemos pelas características

Menos é mais. Pretendia ter apenas um carregador. A ideia de ter um carregador para o smartphone que fosse pequeno, outro para o iPad e depois outro para o portátil, não fazia sentido. Além disso, atendendo que o portátil atual, um MacBook Pro 14″ carrega por USB-C, a ideia é que o carregador possa ser um carregador extra para o mesmo. Uma das funcionalidades é que seja também um carregador para levar de viagem. O carregador original do MacBook Pro fica fixo na secretária.

O carregador ter fio. Uma segunda característica é que o carregador não ficasse acoplado à tomada, já que, normalmente a acessibilidade muitas vezes fica comprometida. Além disso, o cabo também não poderia ser um qualquer. Teria que ser como o deste carregador, explicarei o motivo mais adiante.

Portas USB-C. Tive a tentação de escolher um carregador com pelo menos uma porta USB-A porque possuo vários cabos USB-A com as 3 saídas (USB-C, Lightning e USB micro-B. Mas a escolha final foi avançar para todas as portas com USB-C apenas.

GaN. O GaN (Nitreto de Gálio) é um material semicondutor cada vez mais utilizado nos carregadores devido à alta eficiência e resistência térmica, o que permite que os carregadores sejam mais compactos e leves do que os carregadores tradicionais, baseados em Silício. Além disso, o GaN tem uma alta resistência a falhas de corrente, o que o torna menos propenso a falhas ou danos. Os carregadores de GaN também são mais eficientes do que os carregadores tradicionais, pois permitem transferir mais potência para o dispositivo que está a ser carregado, enquanto mantém baixas perdas de energia.

Com estas premissas, não havia muita oferta no mercado, pelo que, a escolha ficou bastante reduzida. Assim, a escolha recaiu no SATECHI 165W USB-C 4-Port PD GAN-EU.

Unboxing

A parte frontal da embalagem em cartão apresenta uma fotografia com bastante detalhe do que nos espera, com as especificações do produto.

Na parte posterior da embalagem uma imagem de produto com 3 destaques: 4 portas USB-C, 165W de Output total e Tecnologia GaN.

A lateral é dominada pelo logo da marca e menos percetível, o tipo de tomada, neste caso o europeu, que é se repararam no nome, as duas últimas letras do nome do produto.

Quando abrimos a embalagem um cartão preto.

O carregador ocupa cerca de metade da caixa e acondicionado numa divisória temos o cabo de alimentação e o suporte.

Foto de todo o conjunto. O suporte é de plástico mas cumpre a sua função se pretendem ter o carregador na vertical e o cabo tem um comprimento adequado e ao ter um velcro permite um melhor acondicionamento.

A foto não foi propositada mas permite ver que o transformador se equilibra sem o suporte, no entanto, não recomendo depois de colocarem os cabos.

Acima das portas USB-C temos um LED que quando o carregador está ligado é azul bastante intenso. Por cima de cada porta USB-C têm uma numeração: PD1, PD2, PD3, PD4, veremos já de seguida como isso é importante.

A SATECHI deixou o carregador todo sóbrio exceto na parte posterior. Aqui colocou todas as indicações que tinha para colocar e fez bem. Assim fica tudo no mesmo local e resolve as obrigações legais mas também deixa a cábula.

PD1+PD2/PD3/PD4: 100W+60W
PD2+PD3/PD4: 100W+60W
PD3+PD4: 100W+60W
PD1+PD2+PD3/PD4: 60W+60W+45W
PD1/PD2+PD3+PD4: 100W+30W+30W
PD1+PD2+PD3+PD4: 60W+45W+30W+30W

No meu caso o portátil carrega a 100W pelo que há margem para estar a carregar o iPhone e o iPad em simultâneo. O modelo anterior da marca tinha um Output total de 108W. Com um portátil com um consumo de 65W ou 45W poderia ter outra opção, no entanto, atendendo que é um produto que espero manter por muito tempo a menos que avarie a opção estava tomada.

O carregador tem o conector C7, vulgarmente o cabo é designado como cabo em 8. O cabo é muito fino e permite uma fácil arrumação. Ao ser destacável do carregador e ser tão comum, devem ter já alguns por casa de sobra. Quando viajarem para um país em que a ficha for diferente, basta adquirem uma vez um cabo compatível. O carregador, como podem ver na imagem suporta Input de 100-240V, pelo que estão salvaguardados. Cabo compatível com UK, compatível com US.

Peso e Dimensões

Podemos quantificar em termos de peso e dimensões a vantagem obtido com a mudança para este setup.

Carregador MacBook Pro 8cm x 8cm x 3cm288 gramas
Carregador iPad Mini USB-C 20W54 gramas
Carregador iPad USB-A 10W79 gramas
Carregador SATECHI 165W USB-C 4-Port PD GAN-EU 10cm x 7cm x 3cm343 gramas
Carregador SATECHI 165W USB-C 4-Port PD GAN-EU com suporte351 gramas

Em termos de dimensões, no dia a dia, não se nota grande diferença em relação ao carregador do portátil. A espessura é a mesma, o SATECHI é um pouco mais comprido, mas ligeiramente menos largo. O peso distribuído pela área também acaba por passar um pouco despercebido. No final, não é algo que seja manipulado a todo o momento como um smartphone. Fica em cima da mesa parado a maior parte do tempo.

Cada um terá a sua variação da imagem acima, mas serve para ilustrar o que pretendo conseguir com a mudança, em particular quando tenho que carregar a mochila às costas. Provavelmente como também já ficou claro ao longo deste artigo, dou mais importância do que o habitual a não ter cabos a sair diretamente da tomada. O exterior do carregador praticamente não aquece, a utilização do suporte tem sido apenas para as fotografias.

Quais eram as escolhas?

Eu comecei por dizer que a escolha recaiu neste carregador e já referi que o modelo anterior da marca ía até aos 108W o que era manifestamente pouco, mas quais eram as alternativas então? As minhas escolhas normalmente são por marcas que me são familiares. Principalmente quando se trata de eletricidade não gosto de arriscar. As candidatas eram a Anker, UGREEN e SATECHI. Os modelos que encontrei:

Anker 717 Charger GaN 140W. Este modelo cumpre o critério de potência. Mas tem apenas uma porta USB-C. Ficou eliminado á partida.
Anker 737 Charger GaN 120W. Menos potência, mais portas. Mas fica demasiado curto em ambos os critérios.
UGREEN Nexode 140W USB C Wall Charger. Esta opção é superior à anterior da Anker mas continua a estar ligado diretamente à tomada o que é um enorme problema em termos de conveniência.
UGREEN Nexode 200W USB C Wall Charger. Este carregador cumpre todos os requisitos e não existia quando comprei este. No entanto, incluo aqui porque depois de o ver pareceu-me que podia ser útil para alguém que esteja interessado. Inclui um cabo USB-C – USB-C de 1 metro para carregar a 100W o que é de ter em consideração, quando avaliarem o preço, mas mesmo assim é um grande investimento. Permitia usar alguns cabos que tenho sem dúvida, nomeadamente para carregar o Apple Watch, mas além de não ser opção na altura, ao preço atual continua a ser muito elevado. Custa o mesmo que dois SATECHI.

Cabos

A transição para cabos USB-C estava decidida e as justificações para estas aquisições são as seguintes. O cabo para alimentar o MacBoook Pro tem que ter uma especificação para 100W e para não ter dúvidas optei pelo cabo da mesma marca. A confusão das especificações dos cabos USB-C continua. Não devia, quando há cabos que, como é o caso, podem alimentar um equipamento com 100W. É também o cabo mais longo para ter mais flexibilidade. Os outros dois cabos são de 25cm, um é USB-C e o outro Lightning. Tenho alguns acessórios com este último conector e todos os cabos são demasiado grandes para o efeito que pretendia. Todos os cabos têm ponta metálica com a transição em borracha até à malha em nylon ao longo de todo o cabo. Talvez a Apple possa ver que há várias marcas a fazerem cabos com uma qualidade de construção elevada.

Mas há imensos cabos no mercado. Estes foram apenas a minha escolha.

Notas finais

Há algumas semanas que utilizo o setup e há sempre algo que não antecipamos. Primeiro tinha pensado que iria ser necessário o cabo USB-C-USB-C para carregar o MacBook Pro, não me tinha ocorrido que poderia utilizar o cabo USB-C para MagSafe 3 que vem com o Mac. Dessa forma não perdem qualquer porta no Mac.

O ponto negativo, que depende da sensibilidade de cada um, é o LED azul do carregador. É demasiado brilhante e desnecessário. A foto foi o melhor que consegui para dar uma boa ideia mas não lhe faz justiça. Resolve-se facilmente com fita isoladora preta (algo recorrente cá em casa) mas é o único ponto negativo que destaco.

Os carregadores GaN parece que vieram para ficar. A SATECHI tem aqui um carregador de qualidade, com uma excelente construção e com uma potência suficiente para a grande maioria das pessoas. Nos próximos meses é expectável que a concorrência aumente, mas se tiverem que decidir já, vão ficar bem servidos por muitos anos.

Para qualquer questão podem utilizar o tópico no fórum.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo