Notícias

Microsoft anuncia nomes das versões do Windows 8

A Microsoft anunciou em comunicado os nomes das futuras edições do Windows 8. Grande novidade está na divisão dos nomes, para as edições  x86/x64 a designação chamar-se-á de Windows 8 e a versão ARM chamar-se-á Windows RT.

As versões para processadores x86 para consumidores terão o nome de Windows 8 e Windows 8 Pro e para clientes empresariais  Windows 8 Enterprise. As versões Pro e Enterprise possuem funcionalidades como a virtualização e encriptação de dados e o Windows Media Center será uma funcionalidade em separado para o Windows 8 Pro.

Especificamente, o Windows RT não será vendido separadamente, mas só estará disponível pré-instalado em máquinas novas com processadores ARM. Isto representa uma mudança importante no modo como a Microsoft tradicionalmente tem vendido o Windows, e ressalta uma abordagem mais integrada para dispositivos ARM, como os tablets. O Windows RT irá incluir o Office, mas não existem outros aplicativos de desktop que poderão ser instalados em máquinas ARM. O foco do Windows RT serão as aplicações desenvolvidas em exclusivo para esta versão. No Windows RT estará ausente o Windows Media Player e da maioria das funcionalidades empresariais encontradas na versões Windows 8 Pro e Enterprise.

Apesar da Microsoft salientar que “todas as edições do Windows 8 oferecem uma experiência sem compromisso” mas esta cria uma segmentação para os dispositivos ARM com o Windows RT restringindo os usos de funcionalidades do ambiente de trabalho e na lista final de recursos. Será que o Windows RT será algo semelhante ao Windows 8 ou algo completamente diferente? Eis a questão.

O comunicado da Microsoft pode ser consultado neste link: Announcing the Windows 8 Editions

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo