Notícias

Crescimento incontrolável de malware no Android

Chega o aviso da Trend Micro: o ecossistema Android está a tornar-se um verdadeiro paraíso para malware e aplicações maliciosas. A empresa de segurança sediada em Tóquio, disse que durante o segundo trimestre do ano, o número de amostras de malware encontrados em dispositivos Android foi mais de quatro vezes superior ao primeiro trimestre.

Segundo dados da Trend Micro, 25.000 amostras de malware para Android foram detectadas durante o segundo trimestre em comparação com “apenas” 6.000 amostras de software malicioso encontrado no primeiro trimestre de 2012. O número foi muito maior do que a empresa estimou inicialmente (11.000 amostras de malware).

Números da Trend Micro sugerem que o Bouncer, um recurso de segurança que a Google anunciou como uma protecção fiável para o ecossistema Android e Google Play, tem sido bastante ineficaz: durante o segundo trimestre, só em 17 aplicações maliciosas publicadas no Google Play, foram efectuadas mais de 700.000 transferências pelos utilizadores antes destas terem sido removidas. A Trend Micro prevê que no terceiro trimestre do ano, haverá 38.000 amostras de malware que infecta muitos dispositivos Android e cerca de 129.000 amostras durante o quarto trimestre.

O crescimento no volume de malware em Android demonstra um interesse criminal sustentado e concentrado na plataforma móvel, particularmente o sistema operativo Android

afirmou Rik Ferguson da Trend Micro. A “internet móvel” vai dar aos ciber-criminosos novos caminhos para atingir as suas intenções maliciosas, disse a empresa japonesa, e que

os consumidores devem ter cautela ao transferir e instalar aplicações e devem considerar a instalação de anti-malware nos seus dispositivos móveis.

Fonte

Créditos da imagem

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo