Notícias

Apple descontinua Xserve e anuncia Mac Pro Server

A Apple anunciou a morte do Xserve para o dia 31 de Janeiro. O Xserve teve a sua última actualização em Abril de 2009, mas a Apple é conhecida por não andar na crista da onda em termos de hardware. No entanto, apesar das limitações que se possam considerar, o Xserve tem a vantagem do seu formato 1U. Este é o formato apropriado para colocar num Rack em datacenters. Apesar de haver vários casos de Mac mini colocados em datacenters, em particular a macminicolo tem mais de 600 Mac mini no seu datacenter, a falta de redundância e o seu formato, fazem do Mac mini uma fraca opção para este mercado.

Mac Pro Server

É de esperar que fique brevemente disponível na Apple Store Portuguesa mas nos EUA já está, um novo Mac Pro designado como Server. Este mais não é que o modelo base com um quad-core a 2.8Ghz com 8GB RAM em vez dos ridículos 3GB, 2 discos de 1TB em vez de um e o OS X Server. O preço de 2999 dólares representa um aumento de 500 dólares em relação ao Mac Pro normal. No entanto como 500 dólares é o preço de uma licença do OS X Server, acaba por se ganhar 5GB RAM e um disco rígido se necessitarem mesmo do OS X Server. Caso contrário, não é um bom negócio.

É difícil perceber esta manobra da Apple. Perde o seu único equipamento adaptado a um datacenter. Também não tem a redundância em termos de fonte de alimentação que é muito habitual. Parece ser o abandonar da Apple do ambiente de datacenter, que diga-se nunca pareceu ter grande sucesso devido ao desacerto da sua proposta. Já me viram defender muitas vezes nos Podcasts http://podcast.zwame.pt/category/podcast/zwamecast/ as minhas divergências com a linha e hardware da Apple pelo que sou suspeito para trazer este assunto mais uma vez à baila.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo