Análises

Aspirador Vertical Hoover H-FREE 100

O aspirador vertical Hoover H-FREE 100 é uma escolha pouco habitual para verem nestas páginas. Mas tendo sido uma compra na Black Friday de um tipo de produto que já pretendia realizar à algum tempo, e como todas as compras são bastante pensadas, pode ser útil para alguém esta breve análise ao produto, bem como, alguma da história até ao processo de compra.

A embalagem apresenta a imagem do produto e destaca alguns pontos.

Na lateral mais uns destaques que iremos referir mais adiante.

No interior temos um tubo de extensão, o manual e garantia, sistema de fixação na parede se assim desejarmos e o carregador que vem dentro da caixa de cartão vermelha.

O aspirador propriamente dito vem bastante protegido. De recordar que tem uma bateria pelo que é importante que venha bem acondicionado.

A escova é totalmente em plástico, mais leve do que esperava. A barra da escova é motorizada e removível permitindo mais facilmente a sua limpeza. A parte frontal tem ainda três LEDs que permitem ver melhor a sujidade, nomeadamente em áreas pouco iluminadas ou quando as partículas são muito pequenas.

O aspirador em si com a pega, bateria e depósito de resíduos. Este tipo de aspiradores é para ser manipulado apenas com uma mão e daí não serem muito pesados. Atendendo que o peso das baterias é sempre considerável, o resto dos componentes são sempre pensados de forma a que o compromisso seja o melhor possível. A autonomia anunciada é de 40 minutos. Para espaços de tempo curtos seria aceitável um peso maior (bateria maior), para tempos maiores, para quem tenha pouca força torna-se desagradável. Neste caso o peso não nos parece elevado e a concentração do mesmo junto ao corpo também ajuda.

Pormenor do reservatório. A abertura é simples, a tampa mantém-se ligada ao aspirador. O filtro é de rosca e pode remover-se para se limpar melhor e até lavar em água corrente. No caso de ser lavado, deve ficar a secar durante 24 horas. Aqui também consideramos que a dimensão do reservatório é adequado. Atendendo que temos que suportar o peso dos detritos aspirados, um reservatório maior iria aumentar o peso.

A bateria removível. Pode, ou não ser carregada ligada ao equipamento. A Hoover tem baterias de substituição ou extra se assim o desejarem para poderem aumentar a autonomia do equipamento se tiverem uma casa maior e for o único aspirador que possuem.

Nesta imagem podem ver, o local onde fica a bateria, que neste caso está obviamente quase totalmente removida e como a Hoover optou por guardar o único acessório extra na pega. Assim está sempre à mão.

Talvez não tenha sido correto referir no ponto anterior o único extra, porque temos esta escova que está sempre colocada no cabo.

Apenas temos que a colocar para a frente e ficamos com um mini aspirador com escova.

Nesta versão, um mini aspirador com o acessório para aspirar cantos e locais mais difíceis.

Na imagem acima podem ver a iluminação LED da escova de chão. Neste caso na escuridão completa de modo a poder captar melhor o pormenor. Mas a iluminação nota-se em qualquer ambiente.

O aspirador segura-se sozinho como podem ver. Não é o recomendável mas acredito que todos vão acabar por fazê-lo.

O aspirador tem um filtro de tecido que é removível. Para quem tem alergias e procura algo com filtro HEPA este não é o equipamento correto. Quando o filtro estiver saturado deve ser substituído. Por baixo tem o botão de power e o manípulo que é visível na última foto. O botão ao deixar de ser pressionado desliga o aspirador como seria de esperar. O manípulo mantém o aspirador ligado sem necessidade de estarmos sempre a pressionar. De referir que o aspirador tem um modo de turbo, que funcionando ao pressionar-se o botão de power apenas uma vez, ou eco pressionando duas vezes.

Carregador, como já referi, podem carregar a bateria removendo a mesma do aspirador ou mantendo-a ligada ao aspirador.

Notas Finais

A questão que todos provavelmente estão a fazer é se o aspirador é bom? Essa questão levanta muitas questões que não são simples de responder. A resposta começa com outra questão, é bom em relação a quê? A um aspirador de trenó com fio topo de gama da Dyson que é o que tenho? A resposta é sim e não. É não em termos de potência de aspiração, já que, aspira uma boa parte dos detritos mas basta ser necessário mais alguma potência para já não ser capaz, e isto é algo que é difícil de explicar, mas para quem tem um aspirador mais potente sabe que o outro aspirador conseguiria. A resposta é sim, se a pergunta for qual é o aspirador que mais facilmente se vai buscar, aspira algo que acabamos de sujar ou ver que estava sujo e se arruma no sítio. Ou ainda, é melhor para aspirar atrás dos móveis ou sofá porque não tem fios e o trenó também se torna um obstáculo apesar do cabo ser maior. Ou seja, a compra foi para ser um complemento, ganhar um mini aspirador e aspirador, facilmente disponível e que não fosse aspirador único. Como aspirador único é uma escolha difícil e aí, não descarto que os aspiradores verticais sem fios possam ser aspiradores únicos, porque não conheço mais modelos e há no mercado opções muito mais caras que aliam autonomia a maior potência. Em defesa da autonomia, posso aceitar o argumento que com um aspirador vertical a bateria em vez de aspirar a casa toda de uma vez, aspirar divisão a divisão. Mas depende sempre do que estamos disponíveis a mudar na nossa forma de fazer as coisas, como quem tem aspiradores robô sabe que tem que colocar os móveis ou as cadeiras de determinada forma para que o aspirador não fique preso. No final vai haver sempre compromissos. Este contributo pretende acima de tudo ajudar na decisão se para o vosso caso faz ou não sentido em primeiro lugar este tipo de equipamento e em segundo lugar, optar por uma proposta mais acessível como é o caso ou um modelo mais caro e com melhores características.

Por último referir o preço. Este equipamento foi comprado a 83€. Atualmente está mais caro.

Se tiverem questões sobre estes equipamentos temos um tópico no fórum onde podem ver as experiências dos nossos membros ou colocar questões. Podem ver mais Aspiradores Verticais no Comparador ZWAME.

A ZWAME é Afiliada Amazon, recebendo compensação em compras elegíveis.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo