Notícias

MPEG LA torna codec H.264 gratuito para sempre

A MPEG LA que controla uma serie de licenças de vídeo e outros anunciou que irá manter o codec H.264 gratuito para além de 2015. O anúncio anterior era que este standard seria gratuito até 31 de Dezembro de 2015. Isto fez com que a Google para acelerar o processo de adopção do HTML5 se comprometesse com o projecto WebM assumindo os custos caso houvesse algum processo acerca do licenciamento. A Mozilla com o Firefox assumiu que apenas suportaria o codec Ogg Theora.

Este anúncio da MPEG LA pode resolver esta divisão entre os vários jogadores atendendo a esta alteração. Diga-se, no entanto, que esta gratuitidade apenas se reporta a vídeos gratuitos para os utilizadores. Vídeos comerciais tal como já acontecia antes terão que continuar a pagar royaltyes.

Veremos a reacção da Mozilla e da Opera. A Microsoft já tinha manifestado o suporte a todos os standards e a Apple acaba por não ter que alterar nada. Em resumo é uma excelente notícia para todos os consumidores esperando que a Mozilla e a Opera passem a não ver impedimento para suportar este codec.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo