Artigos

AMD Opteron 4000 Series

A AMD após ter lançado a serie 6000, lança hoje a sua nova plataforma para os servidores menos poderosos. Servidores para serem usados em serviços de Cloud tão em voga ultimamente e para pequenos e médios negócios (SMB). Basicamente este segmento necessita de servidores dedicados com um a dois processadores, mas não necessitam de ter servidores extraordinariamente poderosos. O custo, flexibilidade, eficiência energética e escalabilidade são os factores mais importantes.

A imagem mostra o alvo das duas plataformas actuais da AMD. O topo de gama está entregue à serie 6000 de 6 cores e a serie que é lançada hoje tem um alvo bem diferente.

A objectivo principal é:
– Maximizar a eficiência em datacenters não tradicionais com uma elevada densidade.
– Ter o menor consumo possível por processador
– Reduzir a latência ao máximo usando para isso memória DDR 3 e HyperTransport.
– Escalabilidade para expansão futura. Plataformas single e dual CPU. Possibilidade de upgrade para os processadores a lançar em 2011 com 12 cores físicos com o nome de código “Bulldozer”.
– Plataforma consistente e flexível com a plataforma 6000 para dual e quad CPUs.

Esta imagem traduz bem as diferentes prioridades para os servidores tradicionais e os servidores direccionados para a Cloud.
Como podemos ver o requisito em termos de performance é bem diferente de uns para os outros.
A escalabilidade em termos de Cores e memória é mais significativa nos tradicionais mas também importante nos servidores para a Cloud, a grande diferença está na densidade e na eficiência energética. Em termos de custos actualmente é importante em qualquer aspecto da industria.

Para quem não sabe, actualmente o maior desafio nos datacenters além destes aspectos é o consumo energético. Esse é o aspecto que faz verdadeiramente disparar os preços. A largura de banda e o tráfego começa a ser perfeitamente banal com os acordos existentes entre os diferentes ISPs e datacenters. A energia necessária para os servidores e para o ar condicionado necessário para manter as salas dos servidores a uma temperatura adequada é que são o verdadeiro problema.

Etiquetas

Artigos Relacionados

Close