Notícias

Saiu o Internet Explorer 9

O novo Internet Explorer na sua versão número 9 acaba de sair. Para poderem instalar têm que estar a usar o Windows Vista ou o Windows 7. Os utilizadores que ainda utilizam o Windows XP não vão poder actualizar para esta nova versão. Isso infelizmente deixa de fora ainda muitas pessoas e acima de tudo pessoas que usam o Internet Explorer 6.

Mas vamos ao que interessa. A Microsoft tem vindo a perder quota de mercado para a Mozilla com o Firefox e a Google com o Chrome mas estudou bem a lição e tem bastantes novidades que me deixam curioso para acompanhar a evolução da adoção do IE 9.

A Microsoft aponta nove razões para o Internet Explorer 9 proporcionar a melhor experiência Web para o Windows:

  1. Experiência de navegação rápida — o texto, vídeo e gráficos acelerados por hardware permitem que os sites tenham um desempenho semelhante aos programas que estão instalados no seu computador.
  2. Design optimizado e simplificado — proporciona-lhe os controlos básicos de que necessita e põe o foco nos seus sites.
  3. Os seus favoritos a um clique de distância — a funcionalidade Sites Afixados permite-lhe aceder aos sites favoritos a partir da barra de tarefas do Windows, sem ter de abrir primeiro o browser.
  4. Barra de endereço e pesquisa combinada — aceda a um site ou inicie uma pesquisa, tudo no mesmo local.
  5. Página Novo Separador redesenhada — agora, pode aceder rapidamente aos sites que visita mais frequentemente, reabrir os separadores fechados ou a última sessão de navegação, ou iniciar uma sessão de Navegação InPrivate.
  6. Integração com o Windows 7 — com as funcionalidades Ajustar, Sites Afixados e Listas de Atalhos, juntamente com os controlos de pré-visualização de miniaturas, permitem que o Internet Explorer 9 e o Windows 7 proporcionem a melhor experiência Web para o Windows.
  7. Gestão de suplementos melhorada — a Classificação de Desempenho dos Suplementos informa-o se um suplemento estiver a tornar o browser mais lento e permite desactivar ou remover esse suplemento, ajudando a garantir que o seu browser não perde velocidade.
  8. Ajuda a controlar a sua privacidade — a Protecção de Controlo permite-lhe limitar a comunicação do browser com determinados sites para o ajudar a assegurar a privacidade das suas informações.
  9. Mantém os seus downloads em ordem — o Gestor de Downloads mantém uma lista actualizada dos ficheiros que transferiu a partir da Internet, avisa-o quando um ficheiro pode ser malicioso e permite-lhe colocar em pausa e reiniciar transferências.

Vamos acompanhar nos próximos dias os testes o feedback dos nossos utilizadores. A Microsoft tem um comparativo com os outros browsers que já não está correcto porque tanto o Firefox como o Chrome já têm versões mais avançadas dos seus browsers. É no entanto um excelente lançamento para a Microsoft em particular em termos de design e simplificação que vai aliás muito no caminho da concorrência bem como na rapidez. Este último ponto será particularmente interessante de acompanhar e poderá ser o factor que mais influenciará a adoção por parte de muitos utilizadores.

Download

Página

Análises: ars technica.

 

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo