Artigos

OS X Lion disponível em Julho com muitas novidades

A Apple anunciou ontem na WWDC 2011 em São Francisco que o Mac OS X Lion, a oitava principal versão do seu sistema operativo com mais de 250 novas funcionalidades e 3 mil novas APIs, vai estar disponível para os clientes em Julho para download através da Mac App Store por 23,99 euros. Algumas das novas funcionalidades no Lion incluem: novos gestos Multi-Touch; suporte para aplicações em ecrã inteiro em todo o sistema; Mission Control, uma inovadora e nova forma de ver tudo o que está a correr no seu Mac; a Mac App Store, o melhor local para encontrar e explorar magnífico software, integrado directamente no SO; Launchpad, um novo lar para todas as suas aplicações; e a aplicação Mail totalmente redesenhada.

Novos gestos Multi-Touch

Os novos gestos Multi-Touch e as fluidas animações integradas no Lion permitem-lhe interagir directamente com os conteúdos no ecrã para ter uma forma mais intuitiva de utilizar o seu Mac. Os novos gestos incluem momentum scrolling, toque ou pinch dos dedos para fazer zoom in numa página Web ou imagem, e swiping para a esquerda ou direita para mudar a página ou mudar entre aplicações que está a utilizar em ecrã completo. Todos os notebooks Mac vêm equipados com trackpads Multi-Touch e os desktop Macs podem usar o Apple Magic Trackpad.

Aplicações em ecrã completo

As aplicações em ecrã completo tiram partido de todo o ecrã e são perfeitas para ler e-mails, navegar na Web ou pelas fotos, especialmente num MacBook Air ou MacBook Pro. Com um simples clique, as suas aplicações preenchem o ecrã e pode mudar de uma janela para a outra, entre aplicações em ecrã completo, ou voltar para o seu Desktop, Dashboard ou Spaces sem nunca ter de sair de modo ecrã completo. As aplicações iWork e iLife, assim como o Safari, iTunes, Mail, FaceTime e outras, tiram todas partido do suporte de ecrã completo do Lion.

Mission Control

O Mission Control combina o Exposé, aplicações em ecrã completo, Dashboard e Spaces numa experiência unificada para ter uma visão completa de todas as aplicações e janelas a correr no seu Mac. Com um simples arrastar, o seu desktop faz zoom out para mostrar as suas janelas abertas agrupadas por aplicação, thumbnails das suas aplicações em ecrã completo e o seu Dashboard, e permite-lhe navegar instantaneamente para onde quiser com um simples clique.

Mac App Store

A Mac App Store está integrada no Lion permitindo descobrir novas aplicações Mac, comprá-las com a sua conta iTunes, descarregá-las e instalá-las. As aplicações são automaticamente instaladas no Launchpad, e com o lançamento do Lion, a Mac App Store consegue dar-lhe actualizações mais pequenas “delta” de aplicações e novas aplicações que podem tirar partido de funcionalidades como compras In-App e Push Notifications.

Launchpad

O Launchpad torna mais fácil que nunca encontrar e lançar qualquer aplicação. Com um simples gesto Multi-Touch, todas as aplicações do seu Mac são mostradas num magnífico vídeo em ecrã completo. Pode organizar aplicações em qualquer ordem ou em pastas e navegar por um número ilimitado de páginas de aplicações para encontrar o que quer.

Aplicação Mail

O Lion inclui uma aplicação Mail completamente redesenhada e com um elegante layout widescreen. A nova funcionalidade Conversations incluiu mensagens relacionadas com grupos numa timeline de fácil navegação, escondendo inteligentemente texto repetido para que as conversações sejam simples de seguir, ao mesmo tempo que mantém os gráficos e anexos da forma como foram originalmente enviados. Uma nova e poderosa funcionalidade de pesquisa permite-lhe redefinir a sua pesquisa e sugere-lhe correspondências por pessoa, assunto e label à medida que escreve. O Mail inclui suporte integrado para Microsoft Exchange 2010.

Resume

O Resume, que traz novamente as suas aplicações exactamente da forma como as deixou quando reiniciou o seu Mac ou saiu e relançou uma aplicação.

Auto Save e Versions

O Auto Save, grava automaticamente e continuamente os seus documentos à medida que trabalha.
O Versions, grava automaticamente a história dos seus documentos à medida que os cria, e dá-lhe uma forma simples de navegar, reverter e até fazer o copy/paste de versões anteriores.

AirDrop

O AirDrop encontra Macs próximos e configura automaticamente uma ligação wireless peer-to-peer para fazer com que a transferência de ficheiros seja simples rápida.

FileVault 2

O FileVault encripta o disco do mac por completo. Usa encriptação XTS-AES 128 e a encriptação e desincriptação será feita em tempo real com um impacto imperceptível em termos de performance. Esta é a promessa da Apple que teremos que validar no futuro. A dúvida é se o MacBook Pro de 13” e de 15” com o Core i5 será capaz de usar esta opção. É que ao contrários dos Core i7 estes processadores não suportam AES-NI (1). Se apenas os Core i7 não tiverem impacto em termos de performance é uma pena. Esta é uma opção que deveria estar disponível em todos os equipamentos Mac.
Aparentemente a encriptação do disco poderá ser feita enquanto estamos a trabalhar minimizando o impacto sobre a utilização do processador e também será possível encriptar discos externos.
Em termos de segurança dos dados este é um passo muito positivo.

Estas são apenas algumas das mais de 250 novidades que será possível encontrar no Lion.

Preço e disponibilidade

O Mac OS X Lion vai estar disponível em Julho como uma actualização do Mac OS X version 10.6 Snow Leopard a partir da Mac App Store por 23,99 euros. O Lion será a mais simples actualização do OS X e terá cerca de 4GB, que é o tamanho de um filme HD da iTunes Store. O Mac OS X Lion Server necessita do Lion e estará disponível em Julho na Mac App Store por 39,99 euros.

Requisitos mínimos

O Lion necessita de um Mac baseado em Intel com um processador Core 2 Duo, i3, i5, i7 ou Xeon e 2GB de RAM. A actualização do Lion pode ser instalada em todos os seus Mac pessoais autorizados.

Quem pode fazer a actualização gratuita?

A actualização Mac OS X Lion Up-To-Date está disponível gratuitamente através da Mac App Store para todos os clientes que compraram um novo sistema Mac da Apple ou de um Revendedor Autorizado Apple em ou depois de 6 de Junho de 2011. Os utilizadores têm de pedir a sua actualização Up-To-Date dentro de 30 dias depois da compra do seu Mac. Os clientes que compraram um Mac entre 6 de Junho de 2011 e a data em que o Lion está disponível na Mac App Store terão 30 dias a partir do lançamento oficial do Lion para fazer o seu pedido.

(1) AnandTech MacBook Pro 2011 Review

Biografia:
Press Release da Apple
www.apple.com/pt
Imagens retiradas do site da Apple.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo