Notícias

Apple não é o inventor tecnológico mundial

Na recente apresentação dos resultados do segundo trimestre o Tim Cook acusou a indústria tecnológica de não inventar as suas inovações. A Molly Wood assina um excelente artigo sobre esta questão.

Nós já falamos muitas vezes sobre a questão das patentes em particular nos Podcasts. A verdade é que é difícil dizer que se inventou o que quer que seja nos dias de hoje. Inventar é diferente de implementar. Quando se discute o aspecto do iPad versus o Samsung Galaxy Tab a sensação que fica é onde estará o limite do que é considerado invenção, propriedade ou cópia.

O Steve Jobs uma vez citou o Picasso com a frase “good artists copy, great artists steal”. Podem rever o vídeo. Uma citação facilmente usável contra a Apple neste contexto.

O vídeo seguinte mostra a ideia de um tablet em 1994. É difícil não o associar ao que podemos ver na actualidade. Lembro-me que a Samsung inclusivamente recorreu a imagens do filme 2001: Odisseia no Espaço para demonstrar a semelhança de um dos dispositivos que aparecia com o iPad.O filme é de 1968.

A guerra actual que atravessa o design dos tablets e as patentes não vão trazer nada de positivo a não ser aos advogados que vão ter que defender as partes.
Em última análise o custo vai sempre ser imputado ao consumidor final.

Um outro ponto interessante tem a haver com as aquisições de empresas com a natural utilização das suas invenções e avanços. Todas as empresas o têm feito e se adquirem as empresas é indiscutível a propriedade intelectual. A questão começa quando se usa isso como arma de arremeço numa guerra interminável. Os pagamentos recentes avultados da Google pela Motorola e do Facebook pelo licenciamento de patentes da Microsoft é um bom exemplo das movimentações que têm ocorrido. O paralelo com a guerra fria é realmente o primeiro pensamento que ocorre.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo