Notícias

Nokia processa HTC,RIM e Viewsonic por violação de patentes

A Nokia anunciou hoje que irá processar a HTC, RIM e Viewsonic por violação de patentes nos EUA e na Alemanha. Ao todo são 45 patentes em vários processos que abrangem, segundo a Nokia diz serem tecnologias proprietárias e não padrões da indústria.

A Nokia, diz que as patentes abrangem peças de hardware como antenas, sistemas de rádio e gestão de energia assim como funcionalidades de software como a multitarefa, navegação, loja de aplicações, a recuperação de anexos de email no telemóvel, menus dinâmicos e alguns tipos de encriptação de dados.

As patentes em questão neste processo são ligeiramente diferentes das que estiveram no processo entre a Nokia a Apple que entretanto já teve desfecho. O litígio entre a Nokia e Apple envolveu alguns padrões da indústria que envolviam certificação de patentes segundo as directrizes FRAND. Nos últimos tempos, muitos processos de patentes FRAND têm sido apresentados tendo sido um tema muito debatido no mundo inteiro.

A Nokia terá um caminho um pouco mais difícil para provar que a HTC, a RIM e a Viewsonic poderão estar violar essas patentes, pois estas empresas poderão estar a contornar-las.

Fonte: Nokia

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo