AnálisesDestaque

Cloogy, o gestor energético simples

Guia de consulta rápida

cloogy-9

O guia rápido apresenta de forma simples e directa todos os passos para colocar em funcionamento o Cloogy. Nada foi deixado ao acaso. Em oito pontos são abordados todos os aspectos para começar a usar os diversos componentes do Cloogy.

Sensor e transmissor

cloogy_sensorO manual recomenda desligar o disjuntor geral. É uma operação simples. O Sensor é colocado á volta do condutor neutro no quadro eléctrico. Não há qualquer operação perigosa.

cloogy-25

O Sensor é ligado numa das entradas do Transmissor. O Transmissor é alimentado pelas três baterias AA incluidas no kit. O Sensor vai permitir ter o consumo total e o transmissor como é fácil de compreender transmite esses dados para o concentrador. Carregando no botão que está no topo do transmissor é possível forçar a leitura. É algo reservado para os técnicos já que no dia a dia não é necessário qualquer interacção com este equipamento.

Concentrador

cloogy-20

O Concentrador, que é um elemento alimentado, está ligado ao Router. Para o correto funcionamento o Cloogy necessita de estar ligado a um ponto de acesso fixo à Internet. Não é suportado placas portáteis ou de banda larga 3G. O Concentrador é ligado ao Router por um cabo de rede e é alimentado pelo transformador. Quando em correto funcionamento a parte transparente está iluminada por um LED verde de forma intermitente. Há uma questão que já se devem ter apercebido: se o transmissor tem que ficar ligado ao quadro eléctrico e transmitir a informação ao concentrador via wireless pode haver um problema se estes dois componentes estiverem muito distantes. Este é um ponto a ter em conta antes de adquirirem este kit.

Tomada inteligente

cloogy-29

A tomada inteligente serve para ligar os equipamentos que desejarmos de modo a monitorizar o seu consumo. Tem ainda a vantagem de permitir via software ligar ou desligar a mesma. Caso tenham saido de fim de semana e se tenham esquecido de desligar determinado equipamento que esteja ligado uma destas tomadass não vão ter qualquer problema em fazer essa operação remotamente. Testei e funcionou perfeitamente.
A questão aqui é que com o kit apenas têm uma ficha. A monitorização do consumo será tanto mais pormenorizada quanto mais fichas inteligentes tiverem. No entanto este é o principal problema que encontramos até aqui. O seu preço é proibitivo. É difícil justificar o custo de 99€ por um kit que tem duas fichas (são vendidas aos pares). Terem a informação do consumo total e de um equipamento em separado é manifestamente curto para a informação que é possível ter com uma solução destas. A poupança não está em saber o consumo total, a poupança é possível quando isolamos a informação e melhoramos o consumo caso a caso.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo