Notícias

Especificações e Glass API disponíveis.

Glass

São poucas as pessoas que ainda não ouviram falar sobre o projecto Glass, contudo para os mais distraídos a Google tem andado a desenvolver e anunciou na Google I/O um novo projecto que permite aos utilizadores escolhidos (de inicio) e posteriormente para todos os utilizadores, a aquisição de uns óculos que vêm com um pequeno ecrã embutido e funcionalidades multimédia e acesso á Internet.

Existe neste momento já um site oficial com várias informações base referente a este produto, tendo já começado a ser enviadas algumas unidades para os beta testers ou como a Google os apelida “Aventureiros”.

Mais recentemente foi divulgado pela Google as especificações técnicas deste produto entre as quais a resolução do ecrã embutido que segundo a Google é equivalente a estar a ver dados num monitor de 25 polegadas a cerca de +/- 2 metros, 16 GB de memória interna, 12GB dos quais disponíveis para o utilizador e ligação online via 802.11g além de conexão Bluetooth.

A adicionar a estas especificações está a bateria que dura um dia “em utilização normal” e uma câmara que permite tirar fotografias de 5MP e gravar vídeos com resolução 720P.

Juntamente com estas informações a Google lançou também a Glass API para quem quiser começar a desenvolver aplicações para o Glass assim como alguns vídeos de suporte sobre o que é permitido ou não.

Entre o que não é permitido de todo no projecto Glass consta que as aplicações para Glass têm que ser gratuitas, tanto na compra como em todas as funcionalidades não permitindo micro-transacções assim como toda e qualquer publicidade não é autorizada.

Este projecto torna-se então mais interessante por um lado por causa do receio de alguns utilizadores de estarem a ser bombardeados por publicidade, mas fica a dúvida se as grandes empresas de software irão investir muito tempo numa plataforma ou não podem obter qualquer rendimento.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo