Notícias

Zalman na banca rota depois de fraude financeira

A Zalman Tech, umas das maiores fabricantes de componentes informáticos, abriu o processo de falência. Este evento ocorre na sequência da sua empresa mãe, a Moneual, ter contraído empréstimos que agora não tem capacidade de pagar. O destino da Zalman é agora muito incerto, podendo a popular companhia vir a ser completamente desmantelada ou vendida, de modo a ajudar a liquidar as dívidas da sua “superior”.

A Zalman nasceu em 1998 e inicialmente focou-se em sistemas de ventilação e controlo térmico para microprocessadores e placas gráficas. A empresa rapidamente alargou o seu leque de produtos no início do novo milénio, assim caixas para computadores, fontes de alimentação, periféricos, sistemas de áudio, sistemas de watercooling, autorádios e ecrãs 3D integraram o seu portfólio.

zalman_cooler

As soluções de arrefecimento apresentadas pela Zalman têm uma alta reputação entre os entusiastas deste tipo de produtos, sendo descritas como silenciosas, eficientes e confiáveis. Este tipo de reconhecimento resultou da aplicação enorme volume de fundos da empresa no desenvolvimento de novas tecnologias e produtos, que se encontram patenteadas em diversos países.

O caminho da Zalman Tech cruzou-se com o da Moneual em 2011, quando 60% da próspera empresa foi comprada pela fabricante de aspiradores robô sul coreana. Infelizmente os registos da Zalman viriam a ser utilizados pela sua nova proprietária para falsificar relatórios e dados financeiros, com vista a reunir os pré-requesitos necessários para a contração de empréstimos junto de várias entidades financeiras. O esquema fraudulento resultou num buraco de $2.980.000 e num processo de insolvência iniciado em outubro, face à incapacidade de amortizar parte das suas dívidas.

Várias leis foram violadas conscientemente pelo CEO Harold Park e dois vice presidentes, de modo a conseguirem os empréstimos, informação revelada por um ex-funcionário da companhia.

O futuro da Zalman é extremamente incerto. Embora a firma reúna um excelente portfólio, reconhecimento de marca, equipa de desenvolvimento, assim como bastante propriedade intelectual e facilidade de movimento na área, aspetos que facilitam muito a sua compra por outra empresa do mesmo ramo, a Zalman pode muito bem ser desmantelada e desaparecer no escuro de um abismo financeiro, em que se encontrou involuntariamente envolvida.

Fonte FutureLooks

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo