AnálisesDestaque

MSI Z170A SLI Plus

Fotos

2A frente da caixa apela pela simplicidade.

3A traseira compensa a simplicidade da frente com uma barragem de destaques de marketing, as especificações da motherboard e um informativo esquema do painel traseiro.

4No interior da caixa encontramos a motherboard, devidamente embrulhada no habitual saco anti-estático.

5A caixa contém, ainda, o manual da motherboard, um guia de instalação rápida, o escudo do painel traseiro, um conector SLI, 4 cabos SATA e um (cada vez mais inútil) CD com drivers e utilitários.

6A board apresenta um aspecto bastante “limpo” e bem organizado. Considerações estéticas são sempre muito subjectivas, mas acreditamos que serão muito poucos os que não concordaram que o PCB negro fosco, o design dos dissipadores e até as protecções das slots PCIe principais conferem a esta board uma aparência bastante agradável, ainda que sóbria.

7A traseira da board, bastante limpa de componentes.

8Na metade superior salta imediatamente à vista o socket LGA1151, rodeado do circuito de alimentação do CPU e as 4 slots para memória RAM DDR4.
À esquerda encontram-se os conectores do painel traseiro, com mais um conector de 4 pinos para ventoinha imediatamente acima do primeiro slot PCIe.
No topo temos o conector de energia ATX de 8 pinos e um dos conectores de 4 pinos para ventoinha.
À direita temos, de cima para baixo, dois conectores de 4 pinos para ventoinhas, o conector de energia ATX de 24 pinos e um dos headers internos USB 3.0.
Na foto é ainda possível ver a localização da slot M.2, abaixo do socket, entre a primeira slot PCIe e as slots de memória.

9Pormenor da zona do socket e circuito de alimentação. Esta board possuí 11 fases para CPU, IGP e memória, o que é bastante generoso para o segmento em que se insere e suficiente para permitir overclocks elevados e estáveis a longo prazo.
A área envolvente não tem nenhuma obstrução pronunciada, pelo que a compatibilidade com a esmagadora maioria dos coolers do mercado deverá ser assegurada.
Apenas gostaríamos de ver um pouco mais de cuidado na montagem das bobinas do circuito de alimentação. Algumas aparecem um pouco desviadas da sua posição devida e, embora a sua funcionalidade não seja afectada, o aspecto não é o melhor e poderá deixar alguns utilizadores de pé atrás.

10
Pormenor da slot M.2. A motherboard providencia pontos de montagem para drives do tipo 2280, 2260 e 2242.

11No painel traseiro temos, da esquerda para a direita, duas portas PS/2, para rato e teclado; uma porta VGA (uma raridade cada vez maior, mas que ainda é muito útil a alguns), uma porta DVI-D; uma porta USB 3.1 Tipo-C ; duas portas USB 3.0 e uma porta HDMI 1.4; uma porta Gigabit Ethernet (apoiada num controlador Intel I219-V), duas portas USB 2.0; 6 conectores audio 3,5mm.
Neste painel encontramos os primeiros compromissos que a MSI teve de fazer para manter os custos controlados. Ainda assim, apenas 4 portas USB convencionais parece-nos manifestamente pouco, nos dias de hoje. Por outro lado, uma porta USB3.1 Tipo-C não era algo que se esperasse encontrar, neste segmento.

12A board possui 3 slots PCIe x1 e 3 slot PCIe x16. As slots PCIe x1 e a slot PCIe x16 do fundo usam linhas do chipset, com a slot x16 a ser electricamente x4. As slots x1 são do tipo aberto, podendo montar placas de expansão x4, x8 ou x16, embora com largura de banda limitada a x1.
As duas slots x16 superiores utilizam as linhas directas do CPU e suportam os modos x16/x0 e x8/x8, suportando na plenitude configurações de duas placas gráficas em SLI ou CrossFire. Estas slots são dotadas de um reforço metálico que lhes confere rigidez extra, de modo a suportarem melhor o peso das placas gráficas mais substanciais. Um pormenor interessante, particularmente neste segmento. Ainda sobre multi-GPU, a motherborad oferece suporte para uma terceira placa gráfica em Crossfire, via chipset, mas este tipo de configuração está longe do ideal, e não o recomendamos a ninguém.
Continuando a análise física da board, no canto inferior esquerdo encontramos, numa secção de PCB isolada do resto da board, o circuito do audio integrado e o header para o audio do painel frontal. À sua direita temos mais um conector de 4pinos para ventoinha, o header da porta Série, o da porta Paralela, o header para um módulo TPM e ainda o header para uma placa de expansão Thunderbolt.

13Pormenor do circuito do audio integrado. Esta board usa o ALC1150, o codec audio de topo da Realtek. Uma agradável surpresa, já que é uma área onde seria bastante fácil cortar custos optando por um codec mais modesto.
Na imagem é visível a separação do PCB e os condensadores de filtragem, características que ajudam a manter o som livre de ruído e interferências.

14No canto inferior esquerdo da board temos o chipset. À sua direita temos o segundo header USB3.0 e as 6 portas SATA. 4 destas portas e o header USB3.0 visível na imagem encontram-se montados paralelos à board de modo a poderem ser utilizados sem interferir com a montagem de placas-gráficas mais longas. Outro pormenor interessante está na rotação relativa de 180º entre as duas portas SATA perpendiculares à board, que facilita a remoção de cabos SATA com trancas por mola.
No fundo temos os conectores que restam, dois headers USB2.0 e os headers para o painel frontal.

15Aqui temos a motherboard já montada no nosso sistema de testes.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo