DestaqueGuias

Preparar o iPhone para o iOS 12

A Apple lança hoje a atualização do sistema operativo dos seus dispositivos móveis. Se a experiência habitual dos milhões de utilizadores da Apple é não ter sobressaltos nestas atualizações, antes de o fazer, há alguns passos que podem ser úteis. Se têm dúvidas sobre os dispositivos que vão poder fazer a atualização temos a lista completa neste link.

Desativar o uso de dados móveis para a App Store

As atualizações para uma nova versão do iOS são sempre grandes, pelo que mais do que noutras situações, faz sentido fazer apenas quando estiverem ligados por WiFi. Para terem a certeza que não gastam todo ou uma grande parte do tráfego que têm disponível acedam a Definições > iTunes e App Store > Usar dados móveis e certifiquem-se que está desativada esta opção. Também podem aceder a esta opção quando entram nas Definições, clicar no vosso utilizador e de seguida em iTunes e App Store. O download é normalmente superior a 1GB.

Verificar se têm espaço de armazenamento suficiente

Podem verificar o espaço disponível clicando em Definições > Geral > Armazenamento no iPhone (ipad ou iPod dependendo do caso). Se tiverem vários GB de espaço ainda livre não haverá problema mas caso contrário não vão conseguir fazer a atualização.

Independentemente de terem espaço ou não é um bom momento para verem as aplicações instaladas e que nunca usaram ou já não utilizam. Isto também vai acelerar o ponto seguinte.

Backups, backups, backups

Este não é um caso em que o teclado ficou preso e escrevemos três vezes a mesma palavra, é para não saltarem este passo de modo a não se arrependerem depois. Se as aplicações podem ser fáceis de instalar novamente, as fotografias que foram acumulando já não vão conseguir repetir. Para as fotos o Google Photos é uma boa opção e é provável que já estejam a usar, mas se não é o caso podem fazê-lo agora mas certifiquem-se que as fotos foram efetivamente copiadas, visto que, se tiverem muitos GB de fotos e vídeos vai demorar. Na aplicação mais uma vez selecionem para não fazer o upload a utilizar dados móveis para não terem surpresas no final. Isso é alterado em Google Photos > Definições > Cópia de segurança e sincronização > Utilizar dados móveis para criar cópia de segurança de fotos e também para vídeos desativado. Se têm vários jogos com gráficos elaborados normalmente também ocupam muito espaço e os outros culpados do costume são os podcasts, música.

Se no caso das fotografias e vídeos o Google Photos é uma boa solução já que o espaço é ilimitado ao contrário do iCloud, o backup completo terá que ser, na maior parte dos casos, no iTunes já que se têm o plano gratuito do iCloud, 5GB não vão ser suficientes.

Em caso de dúvidas ou se quiserem deixar a vossa experiência com a actualização podem fazê-lo no tópico do iOS 12 no fórum.

O update só deve aparecer pelas 18 horas em Portugal.

*Foto by Tyler Lastovich on Unsplash

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo