Notícias

Lançamento de satélite garante melhoria de cobertura de banda larga em Portugal

Amanhã vai ser lançado o HYLAS 1, um satélite projectado especificamente para acabar com os “buracos negros” de cobertura de banda larga no Reino Unido e na Europa.

O satélite da Avanti Communications será lançado amanhã às 18h39 a partir da Guiana Francesa e permitirá acabar com as assimetrias regionais em termos de acesso de banda larga em diversos países, entre os quais Portugal.

O projecto que permitirá reduzir significativamente o “fosso digital” e aumentar a igualdade de acesso representa um investimento de mil milhões de libras, o lançamento é um marco fundamental para a empresa britânica Avanti Communications e para o seu CEO, David Williams.

A AVANTI demorou três anos a desenvolver o HYLAS 1, o satélite fornecerá um serviço de banda larga bidireccional com velocidades até 8Mbps. Projectado especificamente para alocar quantidades variáveis de potência e largura de banda para regiões específicas, utiliza para o efeito a Ka Band, a mais recente e fiável tecnologia de banda larga via satélite.

Após a activação, o HYLAS será capaz de oferecer banda larga rápida, confiável e de custo eficaz para qualquer cliente comercial ou residencial, na sua ampla cobertura.

A oferta de banda larga fora dos grandes centros urbanos continua a ser um problema em toda a Europa, a Avanti espera desta forma contribuir para o problema da oferta de banda larga regional.

HYLAS 1

O lançamento do satélite pode ser visto em tempo real via webcast.

O satélite irá usar a tecnologia KA-Band. O custo total do satélite é de 120 milhões libras e foi financiado por investidores, bem como pela Agência Espacial Europeia e a Agência Espacial do Reino Unido.

O custo de adesão para os consumidores de banda larga via satélite entre 2Mbs e 10Mbs, terá início a partir de 25 euros por mês. Os países que terão acesso a este serviço de banda larga serão: Reino Unido, Irlanda, Espanha, Portugal, Itália, Grécia, Alemanha, Áustria, Suíça, Polónia, República Checa, Hungria, Macedónia, Roménia, Sérvia, Eslovénia, Eslováquia, Albânia, Bulgária, Montenegro, Kosovo, Bósnia Croácia e França.

Entre os parceiros da Avanti na Europa não se encontra nenhuma empresa portuguesa. A empresa com a parceria para Portugal é de Espanha. Pelo menos o contacto telefónico é de Espanha.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo