AnálisesDestaque

AMD Radeon HD6990

Overclock

Dado o pouco tempo disponível, não se aprofundou no overclock. Foi possivel correr 3Dmark11 e Vantage de ponta a ponta a 950/1300(5200) mhz [core/memoria(efectivo)] com a BIOS para overclock (880 mhz base) totalmente estável!

Mas curiosamente os resultados foram piores do que à 880 mhz. Não consigo explicar e corri os mesmos 2x e obtive o mesmo comportamento e confirmei que estava a aplicar as frequências certas.

Temos que considerar também que os drivers utilizado não são finais e isso pode ter tido influência. Aparentemente a placa deve ir aos 1000 mhz de core e nas memórias acima dos 1500!

Consumos/Temperaturas/Ruído

Temperatura

Testes de temperatura com a placa na posição da BIOS default (830 mhz). A ventoinha foi deixada em auto e o cooler não foi removido, portanto com massa térmica da origem.

  • Amb: Sensor colocado no escritorio
  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Heaven: Temperatura máxima durante o teste com o Unigine Heaven
  • BOINC: Temperatura ao correr o projecto Collatz Conjecture em modo GPU até estabilizar.
  • FurMark: Temperatura máxima atingida durante este programa.

Nota: Dado que é uma placa dual GPU, apresenta-se as temperaturas dos 2 GPU’s em separado.

Estamos perante uma gráfica quente, muito quente! Mas alguns detalhes.

O GPU 1 aquece mais que o GPU 2. É estranho dado o novo layout do cooler em relação às anteriores ATI/AMD dual GPU. Provavelmente devido ao layout interno ou massa térmica mal aplicada (relembro que a placa não foi desmontado).

Na reprodução de MKV, o GPU 1 dispara em relação ao GPU 2, que até aqueceu menos que em idle! Ou seja o GPU 1 era o que fazia decode do filme e a ventoinha aumentou ligeiramente de rotação.

Em Furmark, apesar da carga superior, apenas subiu 1ºc a 3ºc, isso porque a ventoinha estava a trabalhar a 65% e chegava a um ponto que ficava a subir/descer.

Comparação entre as duas posições da BIOS. Houve algum incremento, mas não muito, visto que a ventoinha acelera ainda mais!

Consumos

Leitura de consumo com um medidor externo, ou seja o consumo total do sistema.

  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr.
  • MKV: Reprodução de um vídeo em alta definição 1080p
  • Fluids: A correr o ParticleFluids, uma demo da Nvidia para as capacidades CUDA e física.
  • Heaven: consumo máximo durante o teste com o Unigine Heaven
  • FurMark: consumo máximo atingido durante este programa.

Como era de esperar, esta placa na BIOS de overclock abusa! quase 500W puxados da tomada e com processador em defaut é o novo record caseiro, excluindo o sistema testado com 3x GTX 570 (wue ultrapassou os 700w).

Nem quero imaginar um crossfire disto em overclock e o 2600K numa P67 a 5,5 ghz, talvez seja melhor levar a máquina para junto de uma central nuclear…

Em idle não se pode considerar mau dado ser 2 GPU’s, mas esperava-se melhor. Presumo que a gestão não deve estar bem feita, porque ficou acima dos 37W declarados, dado a diferença para os 42 a 44w medidos com o uso da placa gráfica integrada do processador.

Ruído

Esta placa tem a refrigeração mais poderosa e ruidosa alguma vez que testei. A 100% o ruído é semelhante à um turbofan! Em idle ouve-se um bocado, mas sem incomodar, embora já passou ca placas muito mais caladas. Volta e meia a fan acelera um pouco e faz-se ouvir um pouco mais.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo