Artigos

Sobre os updates nos dispositivos com Android

A imagem que reproduzo acima é da autoria do Michael Degusta num excelente artigo cuja leitura recomendo.

O que a imagem ilustra é a falta de suporte na plataforma Android quando estamos a falar de um sistema operativo gratuito (deixaremos a questão das patentes para outro artigo) em que seria de esperar uma política completamente oposta por parte dos fabricantes de hardware.

Podem ser invocadas várias razões para isto acontecer, falta de requisitos de hardware, margem de lucro demasiado baixa para continuar a dar suporte, impossibilidade de validar os updates em todas as operadoras e países. Mas independetemente desses argumentos o principal é que a partir do momento em que isso começou a ser feito e quando algum concorrente o faz é muito difícil para o consumidor final não se sentir defraudado, tanto mais, como disse antes, é suposto que o Android quando comparado com o iOS e o Windows Phone seja o mais aberto de todos.

É diária a frustração sentida pelos utilizadores com problemas que não são resolvidos. O problema ou é de lançamento de software que não devia ser final ou alguma falha na validação do equipamento. E o argumento do preço não pode ser usado. A luta pelo preço mais baixo é da responsabilidade das marcas. Facilmente temos variadíssimos exemplos de equipamentos caros com enorme sucesso, pelo que o factor preço não pode ser a panaceia para todos os males.

O sistema operativo Android tem sido um trabalho gigantesco da Google e nota-se a sua infância. Recentemente anunciado a versão 4.0, a verdade é que tendemos a esquecer que apenas nesta actual versão é que se funde o sistema operativo para smartphones e tablets. Os fabricantes começaram a utilizar a versão 2.X em tablets quando a Google nunca o recomendou. Este é na minha opinião um sucesso antes de tempo. O mercado necessitava de uma alternativa e os consumidores adoptaram o Android quando ainda havia muitas arestas para limar. E nem a Google conseguiu resolver todos os problemas. Recordo que o Nexus não irá ter update para o Android 4.0. Este é um problema que ultrapassa o fabricante e que também afecta a própria Google. No entanto, cabe aos utilizadores esperar melhor de todas as partes e exigir melhores produtos com melhor suporte.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo