AnálisesDestaqueNotícias

ASUS HD7970 DCII TOP

Apresentação

Apresentamos a AMD HD7970 DCII TOP do conhecido fabricante ASUS.
Esta é mais uma placa gráfica alterada pela marca que lhe juntou todo o seu conhecimento para fazer de um produto já de si bom, num produto ainda melhor.
A ASUS aumentou a velocidade 75MHz superior à placa de referência para 1000MHz, melhorou o design térmico usando o DirectCU II que utiliza seis heat-pipes em cobre e proporciona uma área de dissipação de calor 20% superior, alcançando temperaturas mais frescas e é mais silenciosa comparativamente às placas de referência, a utilização da tecnologia DIGI+ VRM com 12 fases de energia Super Alloy Power melhora a precisão de energia digital e proporciona mais durabilidade e um overclocking mais estável.
A tecnologia VGA Hotwire permite ao utilizador soldar fios no regulador de voltagem da placa, obter leituras e controlar as voltagens do Vcore, Vmem e PLL numa motherboard da série ASUS ROG.

Algumas informações relativamente à placa de referência.
Com o nome de código “Southern Islands” chega-nos a série HD7000 da AMD, esta série é já produzida com o processo de fabrico de 28nm o que permite à AMD introduzir mais transístores por mm2 melhorando substancialmente a performance, o core terá 365mm2 e ficará com um total de 4,3 Mil Milhões de transístores, mais 1,7 Mil milhões do que a arquitetura anterior.


Neste momento apenas saiu a placa de topo, a HD 7970, em breve sairão as outras duas placas de média/alta gama.


A AMD deu um salto significativo ao introduzir um novo conceito de arquitetura das placas High-end desta série, que são as denominadas “Tahiti” seguidas da “Pitcairn” e “Cape Verde”. Este conceito passa por substituir o sistema VLIW (Very Long Instruction Words) apresentado por esta marca na série HD5000, pelo que apelidou de GCN (Graphics Core Next).



Basicamente esta arquitetura permite à AMD ter um GPU/CPU o que permite lidar com facilidade com a área de gráfica e de computação, dando-lhe um poder e performance acima do normal, mas para superar uma Nvidia GTX580 tinha mesmo que ser.
A HD 7970 apresenta uma nova geração de “Generation Tessellation Geometry Engine” com otimizações, como o aumento reutilização do Vertex, melhorias off-chip buffering e caches maiores.


Uma das características introduzidas pela AMD que mais gosto é o AMD ZeroCore Power Technology, neste momento em que poupar energia é tão importante, seja pelas nossas bolsas, seja pelo meio ambiente, é bom ver que as grandes marcas se preocupam com estas questões.


Segundo a marca, quando em estado de longa paragem, na altura em que entra o screensaver a placa passa a gastar apenas 3W o que é quase um valor residual para uma placa desta dimensão.

NOTA: Apenas as placas de média/alta gama usam a arquitetura GCN (Graphics Core Next), todas as outras desta série continuam com o sistema VLIW (Very Long Instruction Words).

Especificações

Motor Gráfico AMD Radeon HD 7970
Standard Bus PCI Express 3.0
Memória de Vídeo GDDR5 3GB
Velocidade do Relógio 1000 MHz
Relógio de Memória 5600 MHz ( 1400 MHz GDDR5 )
RAMDAC 400 MHz
Interface de Memória 384-bit
Resolução D-Sub Resolução Máxima: 2048×1536
DVI Resolução Máxima : 2560×1600
Interface Saída DVI : Sim x 1 (DVI-I), Sim x 1 (DVI-D)
Saída HDMI : Sim x 1 (Adaptador DVI > HDMI x 1 )
Display Port : Sim x 4 (Regular DP)
Suporte HDCP : Sim

Acessórios

1 x Cabo CrossFire
1 x Cabo de Alimentação
1 x Adaptador DVI para HDMI
Software ASUS Utilities & Driver

Dimensões: 11 ” x 5.1 ” x 2.1 ” Inch

INDICE

1. Apresentação

2. Fotos

3. Software

4. BenchMarks

5. Unigine

6. FutureMark

7. Notas Adicionais e Conclusão

1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo