Notícias

Apple retira a certificação EPEAT de 39 produtos

Nova geração MacBook Pro com Retina Display

A Apple, já algum tempo, tem tido muita atenção à sua pegada ecológica demonstrada pela aplicação de tecnologias amigas do ambiente dos seus data centers. Mas esta preocupação levou retrocesso com a decisão de retirar a certificação EPEAT de 39 produtos.

O EPEAT, em inglês Electronic Product Environmental Assessment Tool, é uma ferramenta que faz a avaliação do impacto de um produto sobre ambiente, através da verificação se é reciclável e actualizável, dos processos de fabrico e o consumo energético. A Apple obteve a certificação mais elevada que se pode obter, EPEAT Gold, com o mais recente iMac mas no entanto o selo da EPEAT está ausente da página do produto.

A Apple cada vez mais tem apresentado produtos com cada vez mais menos acessibilidade como é caso da bateria não substituível no iPhone e no último MacBook Pro com Retina Display que possui componentes que não poderão substituídos como é caso da RAM. O CEO da EPEAT, Robert Frisbee, disse ao CIO Journal que a Apple informou o organismo que os design dos seus produtos não iriam cumprir os requisitos do EPEAT.

Fonte: CIO Journal / The Verge

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo