AnálisesDestaque

Caixa Corsair Carbide Series Quiet 400Q

Fotos e características

1

A caixa chegou-nos com alguns sinais de maus tratos, na viagem. Felizmente a embalagem protegeu o conteúdo na perfeição.

2

3

Nas laterais encontramos as especificações da caixa e uma representação em explosão que descrimina todos os componentes do produto que deverão ser encontrados no interior.

4

O esferovite que impediu o danos de atingirem o produto.

5

Declaração de garantia, o manual e todos os parafusos necessários à montagem de um sistema nesta caixa. São, ainda, incluídas algumas abraçadeiras para facilitar a gestão da cablagem.

6

A caixa tem um design sóbrio e minimalista, muito agradável, na nossa subjectiva opinião. O logótipo no canto inferior direito é a única referencia à marca em toda a caixa.

7

Vista lateral. Sendo esta caixa um modelo orientado ao silêncio, não existe qualquer janela. Está, no entanto, disponível a versão 400C, em que todo o painel lateral toma a forma de uma porta integralmente transparente.

8

Vista traseira. É, desde já, possível ver que a localização da fonte volta à base da caixa, neste modelo, e a ventoinha AF120L pré-montada.

9

No fundo da caixa encontramos um filtro de pó amovível, na entrada de ar para a fonte de alimentação. Também é visível o encaixe da armadura de drives de 3,5”, que permite que esta deslize alguns centímetros para a frente, de modo a acomodar as fontes de alimentação mais volumosas.

10

No topo da caixa, logo à frente, encontramos os botões de ligar e reset, conectores para auscultadores e microfone, um LED de actividade da drive de sistema e duas portas USB 3.0. Ausenta está o controlador de ventoinhas embutido da 600Q. O resto do espaço é ocupado por uma tampa amovível.

12

13

Esta tampa é revestida a material isolante acústico e fixa-se no lugar magneticamente.

11

A remoção da tampa possibilita a montagem de ventoinhas e radiadores no topo da caixa. Esta opção, no entanto, compromete substancialmente a capacidade da caixa conter o ruído no seu interior. A estética também sai um pouco afectada.
No fim, cabe a cada utilizador escolher a funcionalidade que mais valoriza.

14

Os painéis laterais são revestidos a material isolante acústico, o direito integralmente e o esquerdo com um recorte rectangular para acomodar as baías de 2.5” localizadas na traseira da bandeja da motherboard.

15

O interior. As coberturas da fonte e baías de 3.5” são de um plástico algo leve e maleável, mas não compromete a função.

16

17

A cobertura divide-se em duas peças. A primeira está fixa por um parafuso e tranca a segunda no lugar.

18

A armação das baías de 3,5” é removível, sendo fixa no lugar por dois parafusos.

19

A traseira da bandeja da motherboard. O acesso a todas as baías faz-se por este lado, incluindo às de 3,5”, de modo a evitar a remoção da cobertura sempre que este acesso for necessário.
O espaço entre a bandeja da motherboard e o painel lateral é algo limitado, a ponto de o painel lateral ter um recorte na espuma isoladora para poder acomodar as baías de 2,5”. A gestão de cabos é bastante afectada por esta falta de espaço. Neste aspecto, esta caixa é inferior à sua irmã maior.

20

As baías de 3,5” não requerem qualquer ferramenta. Como é habitual na Corsair, todos os parafusos vêm numa caixa inserida numa destas baías.

21

Pormenor das baías de 2,5”. Estas também não requerem ferramenta, bastando inserir a drive até ficar presa pela patilha.

22

Estas baías forma uma peça única plástica, removível. Deste lado são visíveis as molas que ejectam as drives, quando se solta a patilha que as segura no sitio. A remoção desta peça facilita consideravelmente a arrumação dos cabos. A solução de baías individuais da 600Q, além de mais sólida, resolvia parcialmente este problema, ao permitir gerir melhor o espaço para cabos e drives.
Quem não necessitar de mais do que duas baías pode remover este acessório e usar apenas as de 3,5”, que também permitem a montagem de drives de 2,5”.

23
24

Após remover os painéis laterais torna-se possível soltar as patilhas que seguram o painel frontal. Este é constituído por uma única peça continua, de plástico, revestida a isolante acústico no interior.

25

26

Na frente temos um filtro de pó removível que se fixa magneticamente à caixa.

27

Na frente encontramos uma ventoinha de 140mm pré-instalada. A eliminação das baías de 5,25” nesta caixa permite uma grande flexibilidade nas possibilidades de refrigeração do sistema, suportando radiadores até 360mm numa caixa mid-tower. A implementação de calhas de fixação no lugar de furação fixa aumenta ainda mais essa flexibilidade. A montagem de um radiador na frontal veio, contudo, a revelar um par de falhas de design, que elaboramos mais à frente.
As travessas horizontais deste painel também carecem de alguma rigidez que é resolvida pela colocação das ventoinhas e ou radiador.

Página anterior 1 2 3Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo