AnálisesDestaque

Caixa Corsair Carbide Series Quiet 400Q

28

Para o sistema de exemplo usamos uma motherboard mini-ITX já que era o sistema que tínhamos disponível com a qual a caixa é plenamente compatível.

29

A janela de acesso ao socket tem dimensões muito generosas. Não só deixa espaço imediatamente adjacente a boards deste formato para a passagem de cabos como ainda dá acesso ao slot M.2 presente na traseira, sem necessidade de remover a motherboard.

30

Nesta imagem vemos a primeira falha de design. Os parafusos de cabeça redonda incluídos com o Corsair H110i GTX impedem os ímanes do filtro de pó frontal de estabelecer o devido contacto com a caixa, deixando uma frincha considerável por onde o pó pode passar. Lembramos que, como agravante, o painel frontal tem as aberturas nos lados.
Os parafusos para ventoinhas incluídos, de cabeça chata, não levantam este problema, mas não servem para a montagem de radiadores.

31

A segunda falha prende-se com a fixação da cobertura, quando um radiador está montado na frente. Estas coberturas encaixam deslizando pequenos ganchos em calhas cortadas na base da caixa. Com um radiador montado torna-se impossível inserir correctamente a cobertura na calha por 1~2mm (visível na imagem acima). É possível, com alguma ginástica, forçar a cobertura a encaixar no sitio devido, mas a partir desse momento a sua remoção obrigará sempre à remoção prévia do radiador.

Não sendo a primeira vez que encontramos pequenas falhas como esta em caixas da Corsair, gostaríamos de ver um pouco mais de atenção a estes pequenos detalhes em produtos futuros, especialmente porque se tratam de problemas de compatibilidade com produtos da própria marca.

Notas finais e conclusão

Em relação à 600Q, esta 400Q não corta apenas no tamanho, corta também um pouco na funcionalidade, com a remoção do controlador de ventoinhas,  e na qualidade de construção, particularmente nos plásticos da cobertura interior e das baías de 2,5”.

Felizmente, corta também no preço, sendo possível encontrar esta caixa a cerca de 100€.

Para um segmento bastante concorrido, esta Corsair Carbide Series Quiet 400Q traz  um design minimalista muito agradável, uma grande versatilidade de opções de arrefecimento interno (com duas ventoinhas de boa qualidade pré-instaladas) e um isolamento acústico eficaz. Tudo num pacote relativamente compacto.

Quem dá primazia ao aspecto interior e menor importância ao ruído, tem disponível a versão Clear 400C.

Uma opção a ter em conta.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à Corsair a disponibilização do produto para análise.

Página anterior 1 2 3

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo