Análises

8pen: teclado alternativo para Android

Como mencionei no post sobre a minha experiência com o Android, ando a experimentar um novo teclado para substituir o que vem de origem. O 8pen da 3qubits custa 1.59 dólares e está disponível no android market.

A premissa do 8pen é simples: imitar a escrita cursiva para permitir o input de texto mais rapidamente que teclados tradicionais em dispositivos móveis com ecrã táctil onde o espaço alocado a cada letra é muito pequeno dando origem a erros.

Assim, podemos dizer que 8pen funciona de maneira completamente diferente dos teclados ditos normais. Ao contrário de um layout qwerty tradicional, as letras estão distribuídas em X e não são seleccionadas directamente mas sim de forma cursiva. Confuso? O vídeo abaixo exemplifica melhor que qualquer explicação:

No geral parece-me uma boa ideia, pese embora preferisse uma mudança que me facilitaria a utilização. Na versão actual, de cada vez que concluímos o movimento para seleccionar uma letra e regressamos ao círculo central, se levantarmos o dedo do ecrã, o teclado assume esse movimento como um espaço. Como ainda não sei muito bem onde estão as letras, dava-me mais jeito depois de cada uma poder levantar o dedo para pensar o movimento que se segue. Acresce que o ecrã do Nexus One não é o mais propenso a arrastar um dedo de um lado para o outro. Assim torna-se difícil escrever uma palavra longa sem nunca se levantar o dedo para melhorar a posição.

O teclado está também optimizado para inglês, pelo que as letras mais comuns nessa língua são colocadas mais perto do centro onde é necessário fazer menos movimentos. Assim, o Y está na primeira fila, enquanto que o Q está na 4a.

Assim o meu veredicto para potenciais interessados é: comprem a aplicação e testem-na durante 24 horas. Se não gostarem, podem devolvê-la e receber o dinheiro de volta.

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo