AnálisesDestaque

Corsair Vengeance LPX 2x8GB DDR4 3000MHz, em Ryzen

Fotos

A embalagem das Vengeance LPX é já uma velha conhecida nossa.

Na outra face temos a referência deste kit específico, com as especificações visíveis pelas janelas que deixam antever os módulos.

Os módulos já fora da caixa, com os seus dissipadores de alumínio anodizado de baixo perfil, uns parcos 34mm.

Na outra face, estas memórias dizem ser capazes de 3000MHz com latências de 15-17-17-35.

Já no nosso sistema, na recém-chegada MSI X370 SLI Plus.

O preto das memórias não destoa dos restantes componentes. 

Slots ocupadas na totalidade por módulos (esteticamente) iguais dão sempre um aspecto agradável aos sistemas.

Mais à frente veremos se este conjunto resulta tão bem na prática como nas fotografias.

O sistema pronto para os testes.

 

Configuração

Quando recebemos estas memórias apenas tínhamos disponível um Ryzen 7 1700 e uma MSI B350 Tomahawk e nesse conjunto, no estado de desenvolvimento da altura, foi impossível passar dos 2666MHz.
Agora contamos também com um Ryzen 5 1600 e duas motherboards X370, a analisar em breve, uma MSI X370 SLI Plus e uma Gigabyte AX370-Gaming 5.
Após testarmos vários combinações, concluímos que tirar 2666MHz deste kit é relativamente fácil, não tendo causado problemas de maior em nenhuma situação, com os perfis XMP a cumprirem o seu propósito, ainda que com latências ligeiramente acima da especificação.

Já os 2933MHz foram uma verdadeira dor de cabeça. Na MSI B350 Tomahawk não foi possível, com nenhum dos CPUs, colocar ambos os módulos nos 2933MHz em simultâneo, com o sistema apenas a arrancar nessa frequência com um único módulo no canal B.

Na MSI X370 tivemos um pouco mais de sorte. Ambos os CPUs funcionaram com o kit a 2933MHz em dual-channel, mas foi necessário recorrer a algumas iterações de configuração manual das memórias, com latências ligeiramente acima do especificado.

Estes foram os melhores números que conseguimos tirar deste kit e foi a configuração que usamos posteriormente nos benchmarks.

Com a Gigabyte X370 ainda não passamos muito tempo. Apenas tivemos oportunidade de testar o perfil XMP, sem sucesso. As latências ficaram no valor especificado de 15-17-17-35, mas a frequência manteve-se nos 2133MHz, o que resultou numa configuração global pior que os 2133MHz 15-15-15-35 por defeito. Na análise a esta motherboard iremos aprofundar melhor esta questão.

Como já mencionado mais acima, tendo na nossa posse 2 kits de aparência exactamente igual, não resistimos a testar a sua compatibilidade.


Sabendo de antemão que estes são dois kits de características muito diferentes, não tínhamos grandes expectativas além dos 2133MHz, mas este conjunto acabou por produzir resultados francamente positivos.
Os 2133MHz base não foram problema e o perfil XMP do kit de 2400MHz também não teve dificuldade em colocar todo o conjunto nessa frequência.

Surpreendentemente, estas memórias não se ficaram por aqui. Com a subida de voltagem para 1,35V e algum ajuste das latências, a barreira dos 2666MHz também caiu com facilidade.

48GB de Corsair a mostrarem que, com memória certificada, esta plataforma já se encontra num bom estado de maturidade, pelo menos até aos 2666MHz.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo