DestaqueGuias

FreeNAS como NAS e cliente de torrents

Instalação

A instalação é simples, aceitar as opções pré-definidas basta para instalar o sistema com sucesso. Não deverá ser um problema, mesmo para os utilizadores menos experientes.

O menu de arranque do FreeNAS. A opção 1 é normalmente a única necessária.

Aqui temos o menu principal, que nos dá acesso às opções básicas de configuração. Como o objectivo é instalar em disco, escolhi a opção 9.

Depois de seleccionar a opção 9, surge o instalador. São várias as opções de instalação disponíveis, pode-se até actualizar uma instalação anterior. Escolhi a opção 3, mas para o caso qualquer uma das anteriores serviria.

Um aviso, escolhendo a instalação em disco eliminará toda a informação lá existente… Não há perigo, podemos avançar para a próxima etapa.

Um menu para escolher a fonte dos ficheiros de instalação. Sinceramente não sei qual é o propósito deste menu, era suposto haver mais do que um cd de instalação? De qualquer das formas, é só carregar no Enter.

Mais um menu, desta vez para escolher em que disco será o sistema instalado. Escolhi o pequeno disco de 512 Mb, já que foi exactamente criado com este fim. Em contexto real, o ideal será instalar o sistema nalgum tipo de memória flash.

Chega a altura de atribuir o tamanho da partição de sistema, vou limitar-me a aceitar o tamanho sugerido.

Agora o utilizador é questionado se quer criar uma partição de swap, acho que não será necessário e aceitarei mais uma vez a opção pré-definida.

Uns segundos após termos dito que não queria-mos uma partição de swap, eis que temos o sistema operativo instalado. É hora de reiniciar a máquina.

Depois de termos reiniciado o computador, voltamos ao menu principal e é tempo de configurar a rede. Escolhi a opção 2 e continuo com a política de aceitar as opções pré-definidas, até porque não se justifica o contrário.

Mais um Enter…

E pronto, o NAS está online. As configurações básicas estão feitas, a partir de agora, tudo é feito através do browser, neste caso acedendo a 192.168.1.184 na porta 80.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo