AnálisesDestaque

Phonak Audéo PFE 112

Coloração – Sem coloração ao longo do espectro. Os picos variam com os filtros utilizados, existe uma canva na zona dos médios com os filtros pretos e uma sobrelevação com os filtros cinzentos na zona dos médios-altos. Em termos de calor ou frieza, os Phonak apenas têm corpo, textura e um toque de calor assinalável abaixo dos 150 Hz com os filtros pretos. Com os filtros cinzentos o som é frio.

Extensão – Os agudos têm uma extensão moderada , com brilho, sem o sparkl (pico nos agudos muitas vezes associado ao som dos pratos de uma bateria) ser excessivo, sendo sim controlado com o intuito de não se tornar cansativo. Não atingem o realismo de modelos mais caros, mesmo com uma assinatura mais escura (Earsonics e IE8).

Definição/Resolução – Som com definição e uma boa resolução, mas sem chegarem ao desempenho dos dba-02. Perdem em relação aos q-Jays/DBA02 em termos de separação, definição e têm menos brilho. São no entanto mais controlados e refinados.

Delicadeza – Existe algum rispidez, som delicado, cheio de ar com um toque de brilhante e agressividade.

Profundidade – Os instrumentos e voz estão no mesmo layer, mas separados, dando a ideia de grandeza em termos espaciais.

Detalhe – É um in-ear com bastante detalhe, sem chegar ao extremo dos dba-02 e ER4p, estando mais em linha com os RE0. Não há necessidade de aumentar o volume para se ouvir o detalhe e informação mais escondida, os PFE são um modelo com muita transparência em termos sonoros, sem serem tão frios como os RE0. O facto de as frequências mais altas estarem bem presentes e terem uma resposta rápida e resoluta, também favorece os PFE.

O som dos PFE não é de todo líquido. O som é seco, uma vez que não apresentam qualquer espécie de reverbação ou atraso relevante. O detalhe não apresenta grão e é limpo e refinado.

Dinâmica – Não é um modelo no qual a dinâmica se destaque, é menor que a dinâmica dos modelos dinâmicos: Panasonic HJE900 e Sennheiser IE8; e que a dos modelos BA da Earsonics. Contudo, a dinâmica está ao mesmo nível dos RE0, é ligeiramente superior aos q-Jays e menor que os Shure SE210, estando num nível médio-alto em relação aos modelos BA na mesma gama de preço. Não existem grande contraste entre os volume dos instrumentos, não havendo destaque de nenhum instrumento em particular. As harmónicas limitam-se à fundamental, sendo que as de ordem superior são pouco ou nada notadas.

Picos – O som dos Phonak é afiado, com transições rápidas e pouco suaves. O nível de distorção é baixo, não havendo prolongamento exagerado do som dos timbales.

Rapidez – Boa reprodução dos instrumentos, transições rápidas não dando relevância ao realismo dos tempos de decaimento, sem sobreposição dos instrumentos, sem que a separação por layeres dos instrumentos mereça destaque, este é único, mas muito bem comportado para um single-BA.

Foco – Não são iems com muito foco, quando não amplificados. Perdemo-nos facilmente na música. Com os filtros pretos, o foco agrava-se uma vez que os médios ficam mais afastados do ouvinte. No entanto, é fácil captar todo o detalhe, não exigindo demasiada concentração para se ter a percepção do mesmo.

Em nenhuma das frequências, o som é chegado à frente, com os filtros cinzentos, os médios ficam no mesmo nível dos agudos e o som ganha transparência. A reprodução é feita de uma forma muito homogenia e analítica.

Preenchimento – O som não preenche por completo o espaço, os graves não são suficientemente fortes para serem projectados com intensidade, embora consigam dar extensão à parte inferior do espectro, transmitindo um calor ligeiro com os filtros pretos. Os agudos também são suficientemente extensos e com brilho, conseguindo caracterizar os PFE como iems analíticos.

O som dos PFE fica mais balanceado com os filtros cinzentos, apenas se perde a textura nos graves, aumenta a transparência, ar e detalhe dos graves e médios. Os agudos ganham extensão (C). Embora os Phonak sejam detalhados e tenham brilho, falta-lhes um sparkl mais notado e realístico, talvez seja este pormenor que evita que tenham sibilância ou distorção, são muito equilibrados e têm um comportamento muito previsível, sem nunca se descontrolarem, preferia que tivessem menos homogeneidade nas frequências altas.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo