ArtigosDestaqueGuias

Carregadores e Baterias NiMH

Tempo de Carga

Em geral:

tempo de carga = 1,5 x (capacidade vazia) / (corrente de carga) horas

Exemplo: com uma corrente de carga 2000 mA demoramos aproximadamente hora e meia a carregar uma pilha 2000 mAh.

As “boas práticas de carregamento” variam consoante estás a usar carga rápida ou carga lenta, e de se a pilha está com 0.9V ou não:

– Se a pilha tiver < 0.9V a pilha está “morta”, possivelmente irrecuperável. Alguns carregadores inteligentes (nomeadamente o BC-900) e recusam-se a carregar uma pilha nestas condições. Outros tentam recuperá-la com um “tratamento de choque”.

NOTA IMPORTANTE: os equipamentos eletrónicos deixam de funcionar muito antes das pilhas serem descarregadas até 0.9V, pelo que é perfeitamente seguro usa-las nestes equipamentos. Mas aparelhos analógicos (motores, lanternas sem controlo eletrónico, etc.) são capazes de sugar a pilha até aos 0V, pelo que nestes aparelhos é necessário ter cuidado para não sobre-descarregar a bateria. A descarga natural de pilha também pode levar a esta fique com menos de 0.9V.

– Se a pilha tem = 0.9V está “vazia” mas “saudável”. Só nesta condição pode ser feito um carregamento “por relógio” (usualmente o único mecanismo disponível em carregadores baratos).

– Se a pilha tem > 0.9V está “parcialmente carregada”. O carregamento “por relógio” não é recomendado, pois não é possível saber à partida qual a “capacidade vazia” e por isso não é possível determinar quanto deverá o tempo de carga. Tipicamente, o que os carregadores lentos fazem é assumir que a pilha está vazia. Assim, a pilha vai ser carregada para além do tempo necessário, o que é péssimo para a saúde da pilha. Os carregadores inteligentes têm outros mecanismos de detecção de fim de carga (ver o meu post inicial). Esta é uma das razões que me leva a não recomendar nenhum carregador lento.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo