ArtigosDestaqueGuias

Carregadores e Baterias NiMH

Como escolher o carregador ideal

Há duas maneiras “recomendadas” para carregar baterias NiMH.

Carga rápida: Usar uma corrente de carga de 50% a 100% da capacidade da pilha (ex.: uma pilha de 2000mAh precisa de 1000mA a 2000mA de corrente de carga, uma pilha de 2700 mAh precisa de 1350mA a 2700mA). O carregador tem de ser “inteligente”, “smart”, “-dV” ou “-deltaV”. As pilhas não precisam de estar totalmente descarregadas antes de iniciar a carga. O fim de carga é determinado automaticamente pelo sensor dV e vai de aproximadamente de 90 minutos a 180 minutos consoante a capacidade das pilhas e a corrente de carga.

Carga lenta: Usar uma “corrente de carga” de 10% da capacidade da pilha (ex.: uma pilha 2700mAh precisa de uma 270mA). As pilhas têm de estar totalmente descarregadas e depois são carregadas durante 16 horas.

NOTA IMPORTANTE: O sensor -dV NÃO É FIÁVEL quando a corrente de carga é inferior a 50% da capacidade da pilha. Por isso, e contrariamente ao que se costuma dizer, um carregador mais lento pode ESTRAGAR MAIS AS PILHAS que um carregador rápido. Há, no entanto, excepções e alguns carregadores têm sensores adicionais para quando o -dV falha.

As minhas recomendações atuais são:

1ª opção: Um carregador “avançado”: La Crosse BC-900 ou Maha MH-C9000. Estes têm múltiplos mecanismos de deteção de paragem de carga, que lhes permitem ultrapassar o problema do sensor -dV não ser fiável em carga lenta. Além disso, permitem escolher a corrente de carga ideal para cada pilha.

2ª opção: Um carregador rápido inteligente suficientemente rápido para as pilhas que vamos usar. Exemplos: o Uniross 1-hora só deve ser usado com pilhas 2700mAh. Já o Uniross Sprint 90min é ideal para pilhas 2000mAh, mas pode sobrecarregar as de 2700mAh (tem um sensor secundário Vmax, que também não é infalível).

Não recomendo nenhum carregador lento.

Também é conveniente que os carregadores carreguem cada pilha de forma independente mas os carregadores que o fazem (como os dois que mencionei) são raros e caros.

Página anterior 1 2 3 4 5

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo