AnálisesDestaque

Antec KÜHLER H2O 920

Testes

Os testes serão feitos com a configuração abaixo. Será incluido como comparativo o Antec Kuhler 620.

Não será incluído outros coolers da review do 620, visto que a máquina que tinha utilizado está de momento desmontada e a temperatura ambiente é superior por ser verão.
Alem disso, a temperatura ambiente oscilçou largamente durantes o período de testes (24 a 30ºc), o que atrasou bastante a review, visto que fiquei vários dias sem testar.
idealmente também era bom testar montado numa caixa, mas não há tempo para tal.

Configuração

Foi utilizado o IGP para ter mais carga e evitar que o calor da gráfica pudesse ter alguma influencia, devido ao layout da benchtable e o posicionamento do cooler.
Como não é possivel overclockar o processador nesta motherboard por limitação do chipset, apenas vamos alterar a voltagem e o HT, conforme abaixo:

  • Preset #1: ~1.20V, HT desligado
  • Preset #2: ~1.20V, HT ligado
  • Preset #3: ~1.34V, HT ligado

Detalhes dos testes:

  • Idle: Sistema ligado apenas no desktop do Windows sem nada a correr até estabilizar. Temperaturas do core mais frio e do core mais quente.
  • wprime: execução deste programa com 4 threads no modo 1024, registando a temperatura máxima do core mais quente.
  • LinX: Execução de vários ciclos deste deste de estabilidade, até a temperatura estabilizar e registando a temperatura máxima do core mais quente.
  • Temperatura ambiente em todos os testes foi entre 24.0ºc e 24.5ºc

Comparação com o Antec 620

Neste teste será comparado com o Antec 620, com ambos os radiadores com apenas uma ventoinha e sempre na rotação máxima.

A 1.2 e HT desligado, a performance foi igual em idle, mas o 920 obteve 2 a 3ºc a menos.

Com HT e overvolt para 1.34, as diferenças acentuam-se, chegando aos 4ºc. Provavelmente com overclock a sério (~4500-5000 mhz e voltagens na ordem dos 1.4 a 1.5), as diferenças sejam ainda maiores.

Comparação dos profiles

Teste dos perfils do software. Há 3 perfils, silent, extreme e custom. Vamos verificar o impacto nas temperaturas e para tal, vamos testar com o preset #3 para maximizar a carga.
Alem das temperaturas do processador em si, também apresenta-se a leitura da temperatura do líquido reportada pelo software.

No perfil “Custom”, utilizou 2 temperaturas máximas (quando a ventoinha dispara em rotação máxima), um a 40ºc e um a 45ºc.


Como previsto, em Silent as temperaturas são maiores, Custom com temperaturas intermédias e Extreme com as melhores temperaturas
Entretando a diferença da temperatura em carga entre Extreme e Custom é pequena e ganha-se bastante no nível de ruído! Visto em em idle mantém-se silencioso e em carga não é incomodativo (Não chegava sequer as 1500 rpm), ou seja ainda existe uma boa reserva de CFM’s!

Portanto o que recomendo
Silent: Quando for assistir filmes, séries ou outra actividade que requer silêncio.
Extreme: Benchmarks
Custom: O perfil ideal pro dia-a-dia. Este pode substituir o Silent em casos de overclock mais puxado, desde que quando se quiser silêncio, não tenha mais nada a por carga no CPU.

Comparativo de 1 e 2 ventoinhas

Por fim, vamos ver o impacto de utilizar uma ou 2 ventoinhas, nos profiles Silent e Extreme com o Preset #3.
A diferença não é muito grande. Em idle não se alterou, mas em carga obteve-se 2 a 3ºc. Em idle praticamente não se notou ruído adicional, mas com 2 fans é uma barulheira!
Notar que em Silent a queda de temperatura foi um pouco melhor, embora para quem gosta de testar um cpu até a exaustão, também tem a ganhar no perfil Extreme.

Alem do ruído é natural que se gaste um pouco mais de energia e claro, tem que considerar que as 2 ventoinhas + radiador tem cerca de 10 cm de largura. É um calhamaço dentro da caixa.

Ruído

A bomba é bastante silenciosa. Se desligar a ventoinha quase não se ouve nada! Só encostando o ouvido.

Quanto às ventoinhas, na potência máxima são bastante ruidosas, mas o airflow é imenso! arrefecimento garantido!

Com o software incluído e graça à uma optima regulação, o nível de ruído cai drasticamente a ponto deste sistema praticamente não se ouvir, mesmo numa benchtable (numa caixa fechada ainda abafa mais).
O ideal é mesmo utilizar o preset custom para o dia-a-dia, de modo que fique silencioso em situações normais e com elevada rotação das ventoinhas em caso de grande aquecimento.
O preset Extreme é o ideal para benchmarks e o Silent que é bom para quando se quer ver filmes, por exemplo.

Dependendo da posição do radiador, pode-se ouvir o que parece ser àgua a pingar, que é apenas as pequenas bolhas de ar a recircular no sistema.

Uma nota, devem desactivar regulação automática de rotação da ventoinha na ficha onde ligarem a bomba, devendo operar sempre a 100%.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo