Introdução A GIGABYTE, um fabricante de motherboards, placas gráficas entre outros componentes informáticos, Líder no mercado, introduz uma nova gama de placas gráficas com chip AMD. Ao contrário de outros lançamentos anteriores, a AMD/ATI abre esta nova série com as placas mais baixas da nova gama HD6000 baseadas nos chips Barts, estas gráficas apesar de terem uma nomenclatura historicamente de placas de topo de gama, são apenas as de entrada de gama, o que se pode pensar que seja uma jogada de marketing da AMD/ATI para aumentar as vendas. Enquanto a HD5800 é um placa gráfica “high-end”, e a HD5900 uma placa Dual-GPU, a HD6850 de 1GB (Barts Pro) e HD 6870 1GB (Barts XT) são lançadas com preços de cerca de €180 e €240 respectivamente. Muito em breve sairão as placas da série HD6900, uma Dual-GPU HD6900 também está nos planos, esta, a gráfica mais rápida de toda a série. Sendo uma placa gráfica mid-range, a HD 6850 1GB não tem um número muito abundante de “stream processors” ou de “tessellation units” como é normal neste tipo de placas. Na verdade, o projecto para as gráficas da série HD 6800 é bastante conservador, um esforço, sem dúvida, para entregar os GPU’s a tempo e dentro de um orçamento específico. Afinal, até para as grandes empresas os tempos são de contenção e de planeamento como nunca vimos até agora. Este é possivelmente o amadurecimento de design e produção de um GPU que deu frutos ao mesmo tempo tentando evitar atrasos em novos produtos, ou talvez seja a altura de pensar se a redução do processo de fabrico é a solução para novos chips ou se passará por novas tecnologias dada a dificuldade que temos visto que tem criado ao principal fabricante que é a TMSC. Com um PCB de cor azul que é a sua cor de referência e com um cooler diferente e bonito, é a combinação adequada para uma excelente refrigeração e desempenho, sendo também 100% silencioso, simplesmente não se consegue ouvir. A solução desta refrigeração faz parte da série GBT Windforce da Gigabyte que a denominou “Design de redução de poeira inteligente”. Muito interessante como podemos ver, é o sistema de regulação do cooler que (veja abaixo) activa/desactiva uma das ventoinha de quatro minutos, o que permite ter sempre a placa refrigerada e permite poupar energia caso não seja necessária a segunda ventoinha, poupando também o tempo de vida das ventoinhas. Quando em load, ao atingir cerca de 70º C, as duas ventoinhas ficam a trabalhar mas quase sem se notar que lá estão. Especificações No próximo gráfico podemos observar o "roadmap" das placas gráficas da série HD6000. No quadro abaixo podemos observar um comparativo das especificações, entre algumas das várias placas da AMD/ATI, da Série anterior e as duas apresentadas ao mercado recentemente. Fotos Ligações A GIGABYTE AMD/ATI HD6850 põem ao nosso dispor uma gama de portas que consiste em 2 portas mini Display Port, 1 HDMI e dois DVI. Hardware Utilizado Motherboard: MSI P55A - Fuzion Placa Gráfica: Gigabyte AMD/ATI HD6850 CPU: Core i5 750 Disco Rígido: OCZ Vertex 120Gb Memórias: G.Skill F3-16000CL9-6gbTD DDR3 2000 Fonte de alimentação: Gigabyte ODIN 1200Pro Caixa: Gigabyte 3DMars Cooler: Noctua NH-U12P Nota: O Sistema Operativo utilizado foi Windows 7 64 cortesia da Microsoft. O máximo OC estável 24/7 que conseguimos foi: Core: 815 MHz Memórias: 1130MHz BENCHMARKS Jogos AF & AA: Disabled by game's cfg FIRE: Very High PHYSICS: Very High REAL TREES: Very High OVERALL QUALITY: Very High VEGETATION: Very High SHADING: Very High TERRAIN: Very High GEOMETRY: Very High POST FX: High TEXTURE: Very High SHADOW: Very High AMBIENT: High HDR: Yes BLOOM: Yes FIXED TIME STEP: Yes DISABLE ARTIFICIAL INTELLIGENCE: Yes FULL SCREEN: Yes Preset: Extreme Renderer: Enhance full Dynamic lighting (DX11) MSAA: 4x MSAA for A-tested objects: Off Enable Tesselation: Yes Contact Hardening Shadows: Yes Graphics detail level: high Shadows enabled: yes Particles enabled: yes Wind: yes Crowd enabled: yes Tessellation: yes Cloth enabled: yes Triilinear: yes Skidmarks enabled: yes Dynamic_ambient occ enabled: yes Night lighting volumes: yes Shadows: yes Physics Environmental Damage: yes Binary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release May 26 2009 Operating system: Windows 7 64bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i7 CPU 920 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: direct3d10.1 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: disabled Reflection: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled HardwareBinary: Windows 32bit Visual C++ 1500 Release Oct 22 2009 Operating system: Windows 7 64bit CPU model: Intel(R) Core(TM) i5 CPU 750 @ 2.67GHz CPU flags: 2673MHz MMX SSE SSE2 SSE3 SSSE3 SSE41 SSE42 HTT GPU model: ATI Radeon HD 5900 Series 8.01.01.984 1024Mb SettingsRender: Direct3d11 Mode: 4xAA fullscreen Shaders: high Textures: high Filter: trilinear Anisotropy: 4x Occlusion: enabled Refraction: enabled Volumetric: enabled Texture Quality: Very High Shadow Quality: High Anistropic Filtering: 16 Screen Space Ambient Occlusion: yes DX11 Tessellation: Enable DX11 Advanced shadow sampling: Enable DX11 Full Screen Anti-Aliasing Sample Count: 2xAA FutureMark Temperaturas/Consumos Testámos as temperaturas e os consumos correndo o OCCT durante cerca de 30 minutos para cada um dos resultados de Load, com as ventoinhas em modo Auto. Fizemos a medição dos consumos através de um medidor digital na tomada onde se liga o PC e a medição das temperaturas foi efectuada através do MSI Afterburner. Nestes dois aspectos, acho a placa simplesmente fabulosa, na parte energética tem a mão da AMD e tem uns consumos excelentes, já nas temperaturas, uma conjugação entre a AMD e a tecnologia de ponta da Gigabyte que se fez notar e nos deixou bastante agradados com as temperaturas registadas. Notas Adicionais e Conclusão Para todos os testes usámos como drivers, os ATI 10.9 , nota-se que os gráficos ainda não estão optimizados para os diferentes jogos, mas já deixam transparecer a boa performance desta placa. Como esperávamos, o comportamento da gráfica foi muito bom, tendo em conta que para os gráficos que apresentamos, os settings usados para cada jogo podem ser vistos antes do gráfico. No que diz respeito ao overcloking, achamos que foi bom nas Memórias mas não tão bom no Core, o que um pouco de voltagem poderá resolver. Tendo em conta que com uma temperatura ambiente de cerca de 20ºC, conseguimos cerca de 815MHz no Core, 1130MHz nas memórias, o que representa um Overclock de 40MHz, 130MHz respectivamente, aumentando os FPS e os valores em todos os testes efectuados. O cooler, fruto da Tecnologia da Gigabyte conhecida por WINDFORCE, apenas se torna audível com a ventoinha a partir dos 90% com a caixa do PC fechada, mesmo a 100%, não se torna num ruído impossível de ouvir ou que provoque mau estar, apenas se ouve o ruído do ar a passar pelo cooler e não a ventoinha nos rolamentos o que me deixou muito bem impressionado. A Gigabyte AMD/ATI HD6850 é uma placa a ter em conta quando pensarmos em adquirir uma placa gráfica ou mesmo um PC novo, com um público alvo que pretenda uma gráfica de baixo custo e boa performance, apesar de ter uma concorrência renhida, consegue ter mais boa performance no geral, e para quem gosta de ter o melhor na relação qualidade/preço esta é uma placa a considerar, com o melhoramento e a optimização das drivers ao longo dos próximos meses. Destaco pela Positiva: Desempenho. Qualidade de construção. A relação Qualidade/Preço. O sistema de arrefecimento que é perfeito Consumos Aspectos a melhorar: As drivers precisam de optimização para os diversos jogos, mas creio que é um dado adquirido que isso vai acontecer dentro dos próximos meses. Agradecimento A ZWAME agradece à GIGABYTE pela disponibilidade do material para teste. Copyright © Zwame, Lda 2010. Reprodução proibida sem autorização prévia. Autor: Vítor Antunes