Artigos

Microsoft Professional Developers Conference 2010

Windows Azure

Toda a Cloud estará segundo a Microsoft na Plataforma Windows Azure. A teoria é excelente mas há outros players que vão vender cara a derrota neste mercado, alguns deles já bem estabelecidos. Há vantagens de parte a parte que ultrapassam o meu domínio na área. Veremos muita tinta correr sobre isto. E nós no Zwamecast vamos seguramente tocar em alguns destes assuntos.

Demonstração do que é possível fazer na Cloud. Imagino que o Steve Jobs não tenha ficado muito contente por a Microsoft ter pegado exactamente na Pixar na demo mas o exemplo foi excelente.

Basicamente o que é demonstrado nas imagens anteriores é a renderização de uma animação bem conhecida não num datacenter local de muitos computadores mas sim directamente na Cloud usando a plataforma Windows Azure. É possível em qualquer altura como que por magia aumentar ou reduzir as “Render Units” processando assim mais rapidamente ou de forma mais lenta o trabalho. Os custos variam em função do que é utilizado.

Um outro ponto é a questão dos anúncios. O que podemos ver é que tudo está em marcha na Microsoft mas há muitas coisas numa fase pré-lançamento. Não é que seja mau porque há muita consistência no caminho traçado. Falta é ainda um pouco de tempo até tudo estar a funcionar sem estar em fase beta.

O mesmo é valido para o Marketplace, também anunciado. Há já muitos parceiros, o número não vai deixar de aumentar tão cedo mas só em 2011 é que veremos a máquina a funcionar a todo o vapor.

Fica a sensação que a Microsoft está a ganhar um rumo que parecia um pouco perdido. É possível que esta tenha mais a haver com o atraso do Windows Phone 7 do que outra coisa, já que o Windows 7 tem um ano e tem tido um desempenho exemplar e com um grau de satisfação muito elevado. No final, aquilo que é fácil perceber é que 2011 vai ser um ano muito movimentado para os lados de Redmond.

Página anterior 1 2

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo