AnálisesDestaque

Análise ao smartphone UMI Fair

Sistema Operativo

O equipamento vem com Android 5.1 Fair.V3.01, isto é, a versão 5.1 do sistema operativo Android, mas modificado de alguma forma especificamente para este equipamento.

Quando o ligámos pela primeira vez o idioma pré-definido é Chinês. Ora isto não é muito bom porque de facto demora algum tempo até acertarmos para mudar para inglês ou português, que conseguimos digerir melhor. Mas passada essa fase as coisas melhoram.

01

A tradução para português é utilizável mas ainda tem pontos a corrigir como podem ver no exemplo mostrado.

02

Neste exemplo a coisa complica-se bastante mais. Não sabemos o que fazer aqui. Na última notificação parece referir-se a algum update da ROM mas quando procuramos atualizações não existem.

Para muitos utilizadores este pode ser um grande problema e motivo suficiente para não avançarem na compra. Não temos indicação de quando isto possa ser solucionado pelo que tenham este aspeto em atenção. Todavia, e para quem gosta de instalar ROMs, este equipamento é interessante por dois motivos: o primeiro é que vem rooted, não vão ter trabalho extra para o fazer nem entrar na área cinzenta da legalidade ou não de fazer root porque ele já está incluído; e em segundo lugar se forem ao site da UMI podem ver que eles disponibilizam as ferramentas necessárias para instalar outras ROMs. Nós não exploramos estas ferramentas nem o software porque apenas nos focamos no que o equipamento oferece de origem. Qualquer modificação fica por vossa conta e risco.

Leitor de impressões digitais

Decidimos falar em separado desta funcionalidade porque é algo que envolve hardware e também software.

O leitor de impressões digitais funciona como é suposto, e nas vezes que o utilizamos funcionou, e têm, tal como no iOS, a opção de desbloquearem o equipamento por um código. A questão em Android é a segurança de disponibilizarmos a nossa impressão digital. Ninguém sabe muito bem o que acontece, onde a mesma vai parar. Este não é um problema do UMI Fair, nem temos qualquer motivo para pensar que possa haver aqui um problema de segurança, ou que a mesma não fica apenas no equipamento. Visto que não fazemos ideia do que acontece mesmo, e vemos a impressão digital como a última password, no sentido que, podemos sempre mudar as passwords menos a impressão digital.

O outro ponto tem que ver com a localização do sensor, e bem sabemos que a Google nos equipamentos da serie Nexus mais recentes também optou por esta localização, abaixo da câmara. Faz-nos muito mais sentido a implementação à frente como a Apple faz.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo