AnálisesDestaque

Noctua NH-L9x65

Temperaturas

CPU AMD Ryzen 7 1700 @stock
AMD Ryzen 7 1700 @3,8GHz
Motherboard MSI B350 Tomahawk
MSI X370 SLI Plus
RAM Corsair Dominator Platinum 2x8GB DDR4 3200MHZ @2133MHz CL15
Corsair Vengeance LPX 2x8GB DDR4 2666MHZ @2133MHz CL15
Placa gráfica MSI GTX960 Gaming 2GB
Drive de sistema Toshiba OCZ RD400 512GB
Cooling AMD Wraith Spire RGB
Arctic Freezer 33
Arctic Freezer 33 Plus
Corsair H100i V2
Corsair H115i
Noctua NH-D15
Noctua NH-L12
Noctua NH-U12S
Fonte de alimentação Corsair CS750M
Caixa Benchtable

A nossa actual metodologia de teste consiste em correr o cliente do projecto de computação Folding@home durante períodos mínimos de meia hora e anotar a temperatura de equilíbrio, num teste que alia grande intensidade de processamento e utilidade prática.
Os coolers foram testados para a frequência stock e com overclock para 3,8Ghz, com 1,36V de vCore.
Para a avaliação do ruído dispomos de um medidor que apenas reporta valores acima de 30dB, pelo que a maioria dos comentários a esse respeito será sujeita à nossa impressão subjectiva. Todos os valores de dB eventualmente mencionados foram obtidos a 15 cm das ventoinhas. Recordamos que o sistema de testes se encontra numa benchtable aberta.
Todas as temperaturas do CPU foram obtidas, ou normalizadas para, a temperatura ambiente de 25ºC.

 

A temperatura em repouso é um pouco elevada, talvez porque a sua diminuta ventoinha roda a meras 450RPM. Ainda assim, faz melhor trabalho que o NH-L12 em modo de baixo perfil, a solução da lista mais directamente comparável.
Em termos de ruído, o cooler é inaudível, neste cenário.

Em carga, o L9x65 consegue melhor performance que a configuração de baixo perfil do L12, superiorizando-se também, ainda que mais ligeiramente, ao cooler stock.
Neste caso, a velocidade da ventoinha subiu até às 1550 RPM. Apesar da velocidade algo elevada, a ventoinha mantêm-se surpreendentemente silenciosa. É audível, mas apenas com o ouvido “encostado” à ventoinha.

Neste caso, a performance melhora bastante, mas à custa de um aumento significativo do ruído. No máximo, esta ventoinha chega às 2500 rotações, concentrando uma grande deslocação de ar numa área relativamente pequena. Nestas condições, nem a Noctua faz milagres e o cooler torna-se um pouco barulhento, chegando aos 33,5dB no nosso medidor. Para quem o silêncio for imperativo, aconselha-se vivamente a utilização do adaptador de baixo ruído incluído, que garante que a ventoinha nunca ultrapassa as 1900 RPM. A performance térmica pode sair um pouco sacrificada, mas a acústica é garantida, nunca ultrapassando os 30dB.

Como era de esperar, este cooler demonstra algum esforço para conter as temperaturas em overclock. Neste cenário a ventoinha dispara para a velocidade máxima numa questão de segundos e a temperatura estabilizou nuns quentinhos 83ºC.
Algum overcklock é possível, mas não é, definitivamente, recomendado. Ainda mais se considerarmos que as condições de ventilação de caixas muito compactas são, à partida, consideravelmente piores que as da benchtable aberta onde conduzimos os nossos testes.

O cooler já se encontrava no limite das suas capacidades e modo automático, pelo que se mantêm as considerações anteriores.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo