Fotos
Com este produto, a Kioxia afirma ter reduzido em 90% a utilização de plástico nas suas embalagens, tendo substituído o anterior invólucro plástico interior por um de cartão. Como que para testar a resistência da nova embalagem, este exemplar chegou-nos com visíveis sinais de maus tratos no transporte.
No exterior, a embalagem mantém a imagem a que já nos habituamos.
No interior encontramos o novo suporte de cartão e um SSD intacto, apesar do dano exterior, o que faz crer que a alteração não afeta o nível de proteção conferido pela embalagem. O único plástico que resta consiste num pequeno saco a envolver o SSD.
A embalagem está bem concebida, com uma “orelha” de cada lado que a permite retirar facilmente do invólucro exterior.
Dentro deste cartão encontramos ainda um par de folhetos, com instruções de utilização e advertências.
Este é um SSD single-sided, com todos os componentes eletrónicos situados na face superior do PCB.
O autocolante que cobre os componentes é de plástico relativamente rígido e remove-se (e recoloca-se) com bastante facilidade e sem se danificar.
Por baixo dele encontramos 4 chips de memória flash e o controlador do SSD. Mas nenhum chip de DRAM…
O controlador é um Phison PS5021-E21. Este é um controlador PCIe 4.0, dramless, de 4 canais.
Este é o primeiro SSD NVMe da Kioxia que encontramos que não faz uso de memória DRAM integrada. Mais à frente iremos ver que tipo de impacto esta falta terá na performance.
Já instalado no sistema de teste, na companhia de um irmão mais velho.
Software
Este Exceria Plus G3 é apoiado pela aplicação SSD Utility. Desde a nossa última review a Kioxia arrumou a casa neste departamento, e disponibiliza agora uma única versão da aplicação, com suporte para todos os seus produtos do mercado de consumidor.
Além disso a aplicação apresenta-se agora de cara lavada, com um interface rearranjado.
A funcionalidade mantém-se largamente inalterada, no entanto.
Aqui temos um sumário da condição geral do SSD.
Continuamos a ter secções para verificação e atualização de firmware, monitorização dos parâmetros SMART, registo de alertas e informação geral da drive.
Na secção que permite a execução da função de Secure Erase do SSD notamos a ausência da possibilidade de criar uma versão bootable do utilitário numa pen USB.
Ficamos mais descansados quando verificámos que esta, muito útil, funcionalidade continua a existir. Está apenas um pouco escondida, mas a possibilidade surge se um dos SSDs suportados for drive de sistema e se se tentar executar um Secure Erase na mesma.
Os restantes separadores lidam com as informações de sistema, as definições da própria aplicação e o suporte técnico.