Conclusão
A atualização do Kioxia Exceria Plus para PCIe 4.0 traz-nos resultados mistos.
Este versão G3 é capaz de transferências sequenciais de dados a velocidades confortavelmente superiores que as gerações anteriores.
Já a performance de acesso aleatório, especificamente em leitura, parece ficar um pouco aquém do modelo anterior. Isto deve-se muito provavelmente à opção por um controlador dramless para este modelo. Felizmente a queda não é tão grande que se torne problemática, mas não deixa de ser um pequeno retrocesso face ao SSD que substitui.
Na prática, ganhando um pouco de um lado, perdendo um pouco do outro, acaba por ser uma drive que deverá estar ao mesmo nível do modelo que substitui. O que é bom.
Quanto a nós, o maior upgrade acaba por ser o aumento substancial, 50%, de endurance garantido, uma área onde a Kioxia tradicionalmente era, na nossa opinião, demasiado cautelosa.
Assim, esta atualização parece, essencialmente, destinada a munir a gama Plus de novas armas de marketing, para melhor enfrentar um mercado cada vez mais saturado de diferente oferta, e a consolidar o seu reposicionamento como a média gama da marca, deixando o topo entregue ao Exceria Pro, esse sim, capaz de oferecer performance substancialmente superior.
Quanto a valores, seguindo a tradição da Kioxia, este novo Exceria Plus G3 chega ao mercado a preços bastante competitivos, dentro da sua classe de performance, custando a versão do teste, de 2TB , cerca de 120€, com a variante de 1TB a encontrar-se por uns ainda mais combativos 65€.
Desta forma a gama Exceria Plus mantém, na sua terceira geração, uma excelente conjugação de performance, suporte, garantia e, sobretudo, preço, mantendo também o nosso recomendado.