AnálisesArtigosDestaque

KIOXIA Exceria Plus G3 2TB

PCIe 4.0 para as massas

Benchmarks

Neste teste utilizámos o nosso sistema Z690, com o i5 12600K e 32GB de Corsair DDR5, com o Windows 11 como sistema operativo.
Para comparação temos praticamente toda a gama NVMe da Kioxia representada, um Exceria de 1 TB, atual topo de gama Exceria Pro de 2TB e ainda um Exceria Plus original, também na versão de 2TB, com o qual o frente a frente deverá ser particularmente interessante. Incluímos ainda os resultados de um Exceria SATA de 1TB como referência.

AS-SSD

No AS-SSD salta de imediato à vista o aumento de performance em transferência sequencial possibilitado pela utilização de PCIe 4.0. Note-se no entanto a quebra de performance de leitura aleatória em relação ao Exceria Plus original. A falta de DRAM faz-se notar.

Anvil

Este benchmark traduz os resultados num sistema de pontuação que indica performance semelhante entre a atual e a anterior geração.

CrystalDiskMark 5

O CrystaldiskMark confirma a tendência observada no AS-SSD. O controlador PCIe 4.0 possibilita um aumento notório de performance sequencial. Contudo o acesso aleatório é algo inferior ao conseguido pela geração anterior.

ATTO

No ATTO, o Exceria Plus G3 alcança os números que promete. De notar, no entanto, que enquanto as restantes drives atingem a máxima performance com blocos a partir de 256 a 512kB, o G3 necessita de bloco de 1MB para atingir a plenitude da performance de leitura.

PCMark 8

Os resultados do PCMark 8 mostram duas coisas. A primeira é a idade deste benchmark, que claramente não está preparado para lidar com drives deste nível de performance.
A segunda, mais relevante, é que qualquer drive NVMe oferece performance mais do que suficiente para as atividades e pequenos trabalhos do dia a dia.

Teste prático de transferência

Um problema cada vez mais recorrente nas drives atuais prende-se com a degradação de performance em transferências de grandes volumes de dados, devido a caches SLC demasiado pequenas, ou níveis de atividade mais intensa que se estendem no tempo, devido a sobreaquecimento do controlador.

A transferência de um ficheiro ISO de cerca de 50GB de drive de sistema (Kioxia Exceria Pro, capaz de 7GB/s de leitura) para o Exceria Plus G3 mostra que este mantêm performance de escrita consistente em transferências de, pelo menos, este valor.

De seguida repetimos este teste 10 vezes, em rápida sucessão. Não observamos qualquer decréscimo de performance em nenhuma das execuções e o SSD atingiu apenas os 44ºC. Isto, naturalmente, depende de vários fatores, como o espaço e ventilação do sistema onde o SSD é montado, temperatura ambiente, etc., mas sendo esta uma drive de relativo baixo consumo, não antecipamos grandes problemas nesta frente.

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo