Artigos

Ubuntu 11.04 – Alguns pensamentos (2ª Parte)

Seja como for e por incrível que pareça, não consegui fazer um “crop” no Shotwell. Tentei de tudo. Shortcuts do teclado, vários clicks do rato, nada. Apenas conseguia seleccionar a opção “crop” e voltar a desseleccionar.

Para uma funcionalidade tão básica, não deveria ser assim tão complicado. Isto digo eu, pensando que sou eu que não cheguei à forma de como fazer um “crop” e não é apenas um bug da aplicação.

Mas “parti para outra”. Como a Canonical decidiu, e bem, não instalar por defeito o Gimp, virei-me para a linha de comandos (teve mesmo que ser por linha de comandos. A razão está explicada mais à frente) e instalei o Gimp.

A instalação correu perfeitamente bem, no entanto, para surpresa minha, quando abro a aplicação, não vejo as barras laterais do Gimp.

Isto deixou-me bastante confuso, porque nunca tinha visto o Gimp sem as barras laterais.

No entanto apercebo-me que na barra lateral do Unity, quando se carrega numa aplicação já aberta, tem-se uma “panorâmica” de toda aplicação.

Primeiro problema. O icon na barra, do Gimp, é um “?”. Isto levanta a questão, vai a Canonical fazer icons para todas as aplicações gráficas que tem no repositório? Parece-me complicado.

Vai deixar aplicações sem icon? Parece-me má política.

Segundo problema e mais grave. Quando temos a visão “panorâmica” da aplicação, aparecem as barras do Gimp, mas não é possível move-las nesta vista e quando se deixa a vista “panorâmica”, com a animação, apercebo-me que as barras estão completamente fora do ecrã e não há qualquer forma de as colocar no ambiente de trabalho. Ok, parece-me que é mais um bug.

Pensei eu. Vou deixar de tentar editar imagens no Ubuntu e edito no “Paint.net” em Windows.

Aqui está uma aplicação que, com o mono, deveria ser incluída no Ubuntu. Não é tão complicada como um Photoshop “wanna be” e não é tão simples como a maior parte de aplicações de edição de imagem que são incluídas em distribuições de Linux.

Larguei por completo a edição de imagem e fui experimentar outra aplicação incluída no sistema. O “Pitivi” (onde é que os programadores vão buscar estes nomes?), que é uma ferramenta simples de edição de vídeo.

Problema. A aplicação abre-me, parcialmente, por baixo da barra lateral. É aí que me apercebo que, ao contrário da barra superior, a barra lateral não tem qualquer “fronteira”. Isto é, por baixo dela e mesmo mais para o lado esquerdo, pode-se colocar qualquer janela.

Ora aqui está algo bem estúpido e que espero que seja mudado.

Não quero saber que a barra seja transparente. Isso para mim é “bonecada”. O que interessa é que contra tudo e contra todos a Canonical mudou os botões de controlo das janelas do lado direito para o lado esquerdo.

Para mim essa mudança, até agora não tinha grande importância. Também não percebo muito bem o que se ganhou em funcionalidade ao mudar de lado os botões.

O problema para mim, é que, ao estarem do lado esquerdo e ao poder-se colocar as janelas por baixo da barra lateral esquerda, é um enorme problema, pois muitas vezes deixamos de ter acesso directo aos botões de controlo das janelas. “Big mistake”.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo