Artigos

Ubuntu 11.04 – Alguns pensamentos (2ª Parte)

Quando se carrega no canto superior esquerdo, onde se encontra o símbolo do Ubuntu, é aberta uma janela com as aplicações.

Vou ser muito sincero, isto está tudo errado.

Problemas?

Primeiro que tudo, não há qualquer organização, sem ser alfabética. É uma autentica “molhada” de aplicações. Se já é uma “molhada” com as aplicações por default, o que será quando o utilizador começar a instalar aplicações?

Acho que a Canonical deveria olhar para o menu Gnome desenvolvido pela Novell, em que as aplicações são divididas por categorias, com um menu lateral esquerdo com cada categoria, que quando se carrega é feito um “highlight” das aplicações e salta directamente para essa secção.

Depois há os pequenos problemas, com uma pasta de “screensavers” que não se percebe muito bem o que está lá a fazer ou aplicações sem icon que não se percebe qual é a sua funcionalidade.

Segundo problema e um que é só para confundir os utilizadores.

Quando se abre a janela de aplicações, apesar de ser uma lista de aplicações, já se está numa janela de exploração de ficheiros. Até tem a barra superior e lateral para se “saltar” para outro local.

Dito isto, verifico as opções “Open Folder”, “File Browser”, “File Manager” e “File Management”, que fazem exactamente a mesma coisa, abrir outra janela de exploração de ficheiros.

Para quê 4 opções a fazerem a mesma coisa? Aliás, para quê mesmo a opção de abrir uma janela de exploração de ficheiros, quando se já está numa?

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo