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OS X 10.6.6 Server

Conclusão

Vou dividir esta conclusão em três partes.

1. O produto em si. O que posso dizer é que estou surpreendido e admirado. Vinha com expectativas completamente diferentes ao fazer esta análise, que ao mesmo tempo também foi uma descoberta.
Pensei que o sistema operativo tinha que ter algo de muito errado, mas não. Acho que é muito completo a nível de produtos incluídos, o preço é muito baixo, pareceu-me estável, fácil de usar e com GUIs muito melhores que outros produtos de servidor.
Reparei no fim desta análise, que raramente fui à linha de comandos. Eu sei que estando apenas a fazer uma análise, não quer dizer nada, mas para muitas coisas não é preciso. Há no entanto um problema. O número de opções dadas em cada produto, não é consistente. Por exemplo, a parte de email, pode-se fazer quase tudo pelo GUI, mas se quiseremos configurar um Mysql a sério, 3 opções no GUI, não chegam. O Mysql tem dezenas de opções.
Seja como for, por GUI ou por linha de comandos, é fácil de usar e gostei de quase tudo neste produto da Apple.
O que não gostei. Penso que deviam integrar o Squid para uma Proxy “a sério”, não se ficarem pela versão 5.0 do Mysql, o uso do Squirrelmail e o erro que me deu no Podcast Producer, que não percebi, mas que pode ter sido erro meu.
Tirando isto e volto a dizer, parece-me um produto muito bom.

2. Porque é que não é levado mais a sério pela Apple e pelos consumidores?
Começando pela Apple, primeiro de tudo, vão descontinuar o único servidor que tinham. As hipóteses de migração, são colocar dois Mac Pro num Rack a ocupar 12 U ou um Mac mini. Penso que nem a Apple pode levar isto a sério.
A impressão que tenho é que a Apple apesar de acreditar que precisa deste produto, não tem “man power” para se dedicar apenas ao OS X Server. Muitos dos componentes são partilhados com a versão cliente e penso que deveria haver uma maior separação.
Outro problema que vejo, é que a Apple não tem uma estrutura de suporte, para o mercado empresarial como uma HP ou uma Dell. Já vi várias histórias de problemas que ficaram sem resposta ou de peças de hardware que demoram dias a chegar. Isto é completamente inaceitável neste mercado.

Por parte dos consumidores finais, o primeiro problema é terem que usar hardware Apple, mas se for uma empresa com clientes Apple, esse problema já não é tão grande.
O que vejo é ainda uma enorme desconfiança neste mercado em relação à Apple. “OS X é para home use e designers”, “A Apple não garante estabilidade nos seus produtos”, etc.
Com a retirada do único servidor que a Apple vendia, estes pensamentos só se vão agravar.

3. Futuro?
Eu aqui vejo quatro hipóteses.
Primeiro, acabar simplesmente com o produto.
Segundo, deixar como está, evoluindo com a versão cliente e só vender para Mac Pros e Mac Minis. Penso que esta posição não é sustentável.
Terceiro. Abrir o produto um pouco para o mercado. Isto é, por exemplo deixar correr OS X Server em VMware ESX e poder ou não fazer uma whitlist das aplicações que podem ser instaladas neste ambiente. Todo o suporte de hardware e de virtualização não seria dada pela Apple.
Quarto. Abrir quase ou por completo este produto a OEMs. O suporte de hardware seria dado pelas OEMs e como já se fez noutros casos, o suporte ao sistema operativo, também poderia ser dado pelas OEMs, com um contracto com a Apple.

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