AnálisesDestaque

Antec EarthWatts 550W

Veredicto

Configuração

Configuração da maquina de testes. De modo a ter mais carga na fonte, a voltagem do CPU foi aumentada para cerca de 1.4V (default é ~1.2V) e 4500 mhz.

  • CPU: Intel Core i7 2600k
  • Motherboard: ASUS Maximus V Gene Z77
  • Memórias: 2x 4096 MB Gskill sniper
  • Grafica: Gigabyte GTX 460 OC 1 GB
  • Discos:Kingston SSD 64 GB + Samsung F1 1 TB
  • Sistema Operativo: Windows 7 profissional x64
  • Caixa: Antec Mini P180
  • Outros: Uma ventoinha de 120 mm de exaust, um gravador DVD.

Metodologia

Como foi dito na introdução, não temos equipamento que permita verificar certos parâmetros, como eficiencia em vários pontos de carga (tipicamente 20,40,60,80 e 100%), oscilação e ruído, capacidade dos rails, existência e funcionamento de certas proteções e se a fonte é capaz de fornecer mais potência que a declarada (o que também testa a presença e funcionamento de protecção de sobrecarga, porque espera-se que a fonte desligue e não fique a trabalhar até estoirar algum componente).

Costuma-se verificar voltagens principais (3.3V,5V e 12V1/2) com um multímetro simples em algumas situações, bem como temperatura do ar a sair da fonte, entretanto:
* O multimetro que uso deixou de funcionar, avaria ou bateria esgotada. Dado o facto de ser um teste que pouco diz da fonte, foi cancelado
* A leitura de temperaturas implica um teste de carga pesada em longa duração, que também serve para avaliar a estabilidade da fonte foi abortado devido à temperatura que se faz sentir nesta época. A gráfica em menos de um minuto atira-se aos 85 graus e passado poucos minutos vai mesmo quase aos 90 graus, mesmo com a rotação no máximo e tive alguns crashes pelo caminho, quando no dia-a-dia não tenho problemas, nem mesmo em jogos. Como é a única gráfica que tenho e já tem algum tempo de uso, não quero arriscar uma avaria.
Estes testes de carga são feitos com Linx com AVX 64 bits e furmar 1.9.2, que leva CPU e GPU ao máximo de consumo!

A destacar o consumo da máquina, que com o overclock ronda os 70W e a full não passou dos 340W! Em default o idle ronda os 50-60w, ou seja a fonte consegue bons consumos com pouca carga, coisa que a Antec TruePower 750w não era boa (tinha consumos de 70-80w nas mesmas condições).

Ruído

O ruído da ventoinha com pouca carga faz-se ouvir, infelizmente, embora não seja incomodativo.

Tal não deve-se a ventoinha de má qualidade, mas ela trabalha bastante acelerada, com um fluxo de ar notório a sair da fonte e claro o ar sai pouco acima da temperatura ambiente (3 graus em média, com a caixa aberta).

Questionamos a Antec do porque da ventoinha fonte tem tanta rotação mesmo com pouca carga e a explicação foi que a fonte foi desenvolvida para uso em computadores “office”, cujas caixas têm péssimo arrefecimento, onde é a fonte que vai ter (quase) todo o trabalho de fazer extração do ar da caixa.

É uma medida pensada para aumentar a longevidade do material, quer da fonte, quer do computador. Por outro lado com tal capacidade de arrefecimento, em sistemas mais simples, pode-se poupar 1 ou 2 ventoinhas extras.

Entretanto fica uma sugestão para uma regulação térmica mais avançada, de modo que em ambientes mais frescos e/ou caixas bem ventiladas não seja necessário tanta rotação, levando assim ao silêncio pretendido.

Já o ruído em carga não foi possível avaliar bem, já como foi dito acima, o teste foi curto, mas as fans da gráfica e CPU ao máximo abafam completamente a fonte.

1 – Introdução e Especificações
2 – Linhas, amperagens e cabos
3 – Fotografias
4 – Veredicto
5 – Conclusão

Página anterior 1 2 3 4Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo