Análises

iOS 6

 

Mapas

Esta área é que, porventura, mais tumulto causou aquando do seu anúncio. Devido ao longo historial entre Google e Apple, denota-se um aumento dos esforços, por parte desta última, na tentativa de deixar de usar software do gigante rival. Sendo assim, e apesar de o contracto entre as duas apenas terminar em meados do próximo ano, a Apple apresenta agora uma aplicação própria com mapas provenientes, entre outros, da TomTom. Apesar de algum receio inicial, pude constatar que, pelo menos na minha zona, os mapas apresentam qualidade q.b., mapeamento de alguns estabelecimentos e são, além disso, mais recentes quando comparados que os da Google (nota: tendo em conta apenas o manuseamento em locais conhecidos. O mesmo pode não se aplicar a outras regiões). Permitem ainda o funcionamento como GPS turn-by-turn, com vozes em PT, diversas sugestões de rotas e meios de transporte (carro, autocarro e a pé), podendo ser vistos, assim, como um substituto (ainda que bastante simplificado) de uma solução dedicada. Existe ainda, ainda que apenas para cidades mais relevantes como NY, a indicação de zonas congestionadas em tempo-real.

O mapeamento 3D é a cereja no topo de bolo (disponibilizada, de momento, num restrito número de cidades) e oferece ao utilizador a capacidade de navegar num 3D completo, onde cidades inteiras são mapeadas com altíssimo detalhe. A navegação neste modo é também bastante simples, fazendo uso das funcionalidades multi toque para o zoom, rotação e deslocamento.

Esta nova aplicação não está, no entanto, isenta de falhas. Uma grande percentagem dos utilizadores tem apresentado queixas relativamente à fraca precisão dos mesmos (etiquetas com as localizações bastante distanciadas das localizações actuais, por exemplo) e baixa qualidade do 3D – com bastantes glitches visuais – em certas zonas. O alto volume de queixas já levou, entretanto, a um comunicado por parte do seu CEO, Tim Cook, com o objectivo de formalizar um pedido de desculpas e informar que os problemas irão ser corrigidos atempadamente sugerindo, no entre tempo, o uso de outras aplicações idênticas.

Chamadas

A aplicação “Telefone” foi, também ela, renovada e conta agora com a possibilidade de enviar, aquando da rejeição de chamadas, uma mensagem de retorno a pedir, por exemplo, para ligar mais tarde (o conteúdo da mesma pode ser personalizado pelo utilizador). Além disso, é ainda possível agendar um lembrete para mais tarde retornar a chamada.

Siri

A assistente virtual mais famosa dos últimos tempos foi também alvo, nesta revisão do iOS, de uma actualização. A Siri permite agora uma interacção muito mais profunda e completa, compreendendo questões relacionadas com filmes, desportos entre outros. É também possível fazer pesquisas locais (mesmo em Portugal dependendo, claro está, dos estabelecimentos que estiverem definidos nos Mapas) sendo o seu funcionamento bastante simples. Consegue-se, igualmente, ordenar o lançamento de aplicações mesmo as que não nativas. É possível também (ainda que não em território nacional) questionar sobre a que horas determinado filme é reproduzido, nos cinemas mais próximos. Além disso, ao nível do desporto, consegue-se agora perguntar sobre resultados de equipas ou mesmo de jogadores individuais.

Página anterior 1 2 3 4 5Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo