AnálisesDestaque

Corsair VOID RGB Wireless

Impressões gerais e conclusão

Construção e conforto: em geral, este headset parece bem construído e durável. Sendo um headset sem fios, não é o equipamento mais leve do mundo, mas é perfeitamente aceitável, tendo em conta a classe em que se insere. A generosa almofada da bandolete ajuda bastante a disfarçar o peso e as articulações, junto com a maleabilidade das almofadas dos auscultadores, permitem um ajuste muito bom em torno do ouvido. Contudo, a grande maleabilidade desta espuma, embora excelente para o ajuste e conforto do headset, deixa algumas dúvidas quanto à sua resistência a deformações permanentes, a longo prazo. O revestimento de tecido de micro fibras levanta a desconfiança de muitos utilizadores, mas pessoalmente agrada-me bastante. Não tem a suavidade inicial do veludo ou pele, mas por permitir a circulação de ar evita o aquecimento excessivo das zonas de contacto com a pele e a transpiração, particularmente em sessões mais longas.
Pela negativa, a forma pouco convencional dos auscultadores pode causar dificuldades no  ajuste a quem tenha orelhas maiores. O ângulo entre os auscultadores e a bandolete também é um pouco estranho, fazendo com que esta fique demasiado inclinada para a frente, apoiando demasiado próximo da testa. Isto aliado ao peso do headset pode levar a que o mesmo escorregue, ocasionalmente.

Operação sem fios e bateria: para avaliar o alcance optei por um teste prático. Num T2 de cerca de 60 metros quadrados foi possível ir de um quarto ao outro, à casa de banho e à sala sem qualquer problema.  Na cozinha e no fundo do hall de entrada, o headset teve algumas falhas momentâneas de recepção. Nada de muito grave enquanto se faz uma sandes a ouvir música, mas que pode ser mais incomodo no caso de uma chamada via Skype, por exemplo. No geral, diria que o alcance é razoável, mas não extraordinário. Uma extensão USB para o adaptador wireless, como a incluída na edição especial amarela, tem o potencial de melhorar este aspecto.
No que toca a bateria, a reprodução contínua de música a 50% do volume máximo levou a bateria a 50% da carga em cerca de 4 horas. Extrapolando para uma carga completa, 8 horas ficam muito aquém das 16 anunciadas. Este resultado foi, no entanto, obtido com a iluminação RGB ligada, tal como saiu da caixa. Após desligar a iluminação e repetir o mesmo teste, o headset levou quase 9 horas para atingir os 50% de carga, o que coloca uma carga completa numas potenciais 18 horas de duração. Claro que os últimos 50% de carga das baterias têm o mau hábito de durar menos que os primeiros, mas ainda assim, este resultado é bastante bom e muito mais de acordo com o anunciado. Um aviso por parte da Corsair deste facto não ficava mal, no entanto. Na prática, uma carga serviu-me para 2 dias de uso moderado, morrendo a meio do 3º.

Qualidade do som: este foi o aspecto que mais me surpreendeu. Sendo este um headset claramente virado para a comunidade gamer, esperava um som carregado de baixos com as restantes frequências abafadas. Na realidade fui brindado com um som surpreendentemente equilibrado e claro. A tendência para os baixos está presente mas os médios e agudos são bastante bem definidos para uns auscultadores desta gama de preço e, principalmente, com este público alvo. Esta é uma área de enorme subjectividade, claro, mas creio que a qualidade de som e o ajuste tonal base deste headset é um excelente ponto de partida para, com alguns ajustes de equalização cobrir um grande espectro de preferências pessoais.
O modo surround não chega à precisão de verdadeiros 7.1, mas é bastante eficaz a transmitir uma camada de imersão extra em filmes e jogos. Pessoalmente prefiro esta abordagem, já que headsets com verdadeiros 7.1 canais comprometem demasiado a qualidade do som stereo ao meterem uma multitude de drivers no espaço que devia ser ocupado por apenas um.
No que toca ao microfone, pode dizer-se que tem a qualidade espectável num microfone de um headset gamer, orientado essencialmente para a comunicação verbal. Não será o mais indicado para a gravação de covers de canções para o Youtube, mas é o suficiente para permitir a comunicação clara em jogos e chamadas VoIP. Para essa clareza conta com a ajuda de um cancelamento de ruído eficaz.

Software e funcionalidade: o software CUE é bastante bem concebido, fácil e intuitivo de utilizar. As funções de equalização, Dolby, modos de operação do microfone são todas bastante úteis e fáceis de utilizar, quer pelo software, quer pelos botões embutidos no headset. O InfoMic é uma adição interessante e útil.
Já a iluminação RGB não deixa de parecer uma curiosidade que perde o encanto em pouco tempo. Compreendo a atracção que possa exercer em alguns utilizadores, num primeiro momento, mas no fim é algo que o utilizador nem sequer vê, com o headset na cabeça e que para pouco mais serve do que descarregar prematuramente a bateria. Totalmente supérflua, em última análise. Felizmente, dá para desligar.

Em conclusão, embora este headset seja publicitado como “gaming”, parece-nos que se adequa a uma utilização bem mais vasta. A qualidade do som stereo é surpreendentemente elevada e o modo surround é imersivo q.b. . Disponível no nosso mercado por  120€, no momento em que escrevemos esta análise, este VOID Dolby 7.1 RGB Wireless justifica o preço com a qualidade do som e funcionalidade que oferece.

recomendado_zwame

A ZWAME agradece à Corsair a disponibilização do equipamento para a análise.

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo