AnálisesDestaque

Sete meses com o OCZ Vector 180

OCZVector180

Como vem sendo hábito por esta altura do mês, hoje trazemos mais uma actualização mensal do nosso teste de longa duração ao OCZ Vector 180. Como sempre, os relatórios individuais de cada utilizador podem ser consultados no fórum.
Aqui publicaremos o relatório SMART e os resultados do CrystalDiskMark deste mês, que resumem o estado de saúde e a performance de cada SSD.

muddymind

muddy guru abril

muddy crystal abril

SideWalker

side guru abril

side crystal abril

Stormgiant

storm guru abril

storm crystal abril

w@rrior

warrior guru abril

warrior crystal abril

Warlord

warlord guru abril

warlord crystal abril

 

Como diz o ditado “No news is good news”. Ao 7º mês de teste todos os exemplares se mantêm de plena saúde e com boa performance.

Como ler a informação dos relatórios SMART

Self Monitoring, Analysis and Report Technology , como o nome indica, é a tecnologia que permite às unidades de armazenamento monitorizar o seu estado de saúde e avisar os utilizadores de problemas eminentes com antecedência suficiente para salvaguardar os dados nelas contidos. Os relatórios gerados por esta tecnologia podem ser de índole bastante técnica e difíceis de interpretar. Para ajudar a sua leitura, a OCZ disponibiliza na secção de suporte técnico da sua página uma descrição de alguns destes parâmetros, que passamos a traduzir:

Accumulated Runtime Bad Blocks (Blocos danificados acumulados)
Este valor deve subir lentamente à medida que a drive se desgasta. A menos que surja um salto súbito, isto não é motivo para preocupação. Com a subida do valor deste parâmetro, os sectores de sobre-aprovisionamento disponíveis (Available OP Sector Count) devem diminuir.

Power-On Hours Count (Número de horas ligado)
A “quilometragem” total da drive. Indica o número de horas total que o SSD já passou ligado.

Power Cycle Count (Contagem de ciclos ligar/desligar)
A quantidade de vezes que a drive foi ligada e desligada. Inclui os ciclos de inicio/encerramento do sistema e os reinícios por software.

Available OP Sector Count (Sectores de sobre-aprovisionamento disponíveis)
Todas ps actuais SSDs da OCZ incluem OP (Sobre-aprovisionamento), um pedaço de memória extra reservado para a execução de diversas tarefas de manutenção e para a substituição de sectores danificados.

Power Cycle Count (unplanned) (Contagem de ciclos ligar/desligar(não planeados))
Este número aumenta se a energia for cortada à drive inesperadamente, por exemplo numa falha de electricidade ou se a drive for desconectada subitamente. Alguns sistemas também cortam a energia demasiado cedo quando entram em modo de hibernação, pelo que este valor pode ser mais alto do que o esperado.

Total Programming Failures (Total de falhas de programação )
Erros ocorridos durante a programação (escrita)da NAND, normalmente um sinal de NAND gasta ou degradada. A subida deste valor inspira algum cuidado e deve ser monitorizada, devendo o suporte técnico ser contactado em caso de uma subida grande num curto espaço de tempo.

Total Erase Failures (Total de falhas ao apagar)
Número de falhas ao apagar a NAND. Este parâmetro inspira os mesmos cuidados que o Total de falhas de programação

Total Read Failures (uncorrectable) (Total de falhas de leitura (não-corrigíveis))
Isto pode ser um sinal de falha da NAND mas nem sempre é o caso. Se este valor sofrer uma grande súbida em pouco tempo, o suporte técnico deve ser contactado.

Average Erase Count (Contagem média de ciclos de apagar)
Número médio de vezes que um bloco de NAND foi apagado desde que a drive saiu da fábrica.

SATA CRC Error Count (Contagem de erros SATA CRC)
Se este número começar a subir, deve investigar-se a causa. Provavelmente será um problema com os conectores ou cabo SATA.

In Warranty (Em garantia)
Indica se a drive se encontra dentro (1)  ou fora da garantia (0).

Lifetime Remaining (Tempo de vida restante)
Ewte valor representa o tempo de vida restante expectável, em percentagem.

Host Writes (GB) (Dados escritos)
Quantidade de dados escritos pelo sistema na drive, em GB.

Host Reads (GB) (Dados lidos)
Quantidade de dados lidos pelo sistema da drive, em GB.

Total NAND Programming Count (pages) (Total de programações de NAND)
O número total de ciclos de programação das páginas de NAND da drive.

Partial Pfail
O OCZ Vector 180 possui um atributo, chamado Partial Pfail, que indica o estado de funcionamento da função de protecção contra corte de energia súbito (OCZ PFM+). Esta protecção é baseada em super condensadores e este atributo indica o estado de saúde desse condensador, gasto e incapaz de providenciar protecção (1) ou de boa saúde e a funcionar correctamente (0).

Temperature (Temperatura)
Algumas drives, como o OCZ Vector 180, incluem um sensor de temperatura. A temperatura medida é indicada em graus Celsius e não deve ultrapassar o máximo especificado (70ºC, no caso do Vector 180).

Dentro de um mês teremos novo ponto de situação. Talvez a subida da temperatura que se tem feito sentir nos últimos dias seja o factor que vai causar algum distúrbio. A única maneira de o saberem é continuarem a seguir o teste. Até lá!

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo