AnálisesDestaque

Toshiba OCZ RC500

PCMark 7

Estes testes pretendem simular cenários de utilização real e os resultados obtidos pelo RC500 parecem indicar que apesar de no papel as especificações serem modestas, a performance prática é de excelente nível.

PCMark 8

O mais recente PCMark 8 confirma a boa performance prática demonstrada na versão anterior, com o RC500 a produzir os melhores resultados que já obtivemos nestes testes.

De modo a tentarmos aferir o tamanho da cache SLC utilizada neste SSD, efectuamos a transferência de um ficheiro de grandes dimensões (cerca de 60GB) do RD400 para o RC500. A transferência deu-se a cerca de 1,2GB/s constantes durante os primeiros ~40GB, tendo caído depois por breves instantes até aos 500MB/s, estabilizando de seguida um pouco acima dos 700MB/s.
Uma cache SLC de 40GB parece-nos mais do que suficiente para garantir que este SSD responderá sempre com a sua melhor performance a todas as solicitações de uma utilização normal.

Conclusão

O RC500 demonstrou ser um SSD NVMe de entrada de gama muito competente, nos nossos testes. A performance de escrita e leitura sequencial não deslumbra, mas não destoa do que se espera de uma drive neste segmento. Por outro lado, a performance aleatória surpreende pela positiva, estando acima do que estávamos à espera de uma drive de entrada de gama. Isto torna, a nosso ver, o Toshiba OCZ RC500 uma opção muito interessante para drive de sistema, onde a performance aleatória tem uma importância crucial e a performance sequencial é mais secundária.
Aliando isto aos 5 anos de garantia e à utilização de NAND TLC, quando alguns dos concorrentes já utilizam a, teoricamente menos durável, QLC, o potencial de se tornar umas das melhores opções do seu segmento é elevado.

O Toshiba OCZ RC500 de 500GB segundo a Kioxia deve chegar ao mercado nacional dentro de 2 a 3 semanas com o preço de venda ao público recomendado de 66,90€ (41,90€ para o modelo de 250GB).

Toshiba RC500 250GB M.2 NVMe 2280 TLC

Toshiba RC500 500GB M.2 NVMe 2280 TLC

Página anterior 1 2 3 4

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo