ArtigosDestaque

Overclock ao i5 12600K para totós

Intel XTU

O primeiro separador dá-nos as boas-vindas e reúne as informações de sistema. Útil, mas talvez a mais desinteressante de todas as secções.

O segundo separador não passa de uma ferramenta de overclock automático que aumenta ligeiramente o máximo turbo all-core. No nosso caso, isso traduziu-se num aumento de 200MHz, de 4,5 para 4,7GHz.
É um começo, mas muito longe do potencial deste CPU.

Aqui é onde as coisas ficam realmente interessantes e onde concentramos a maior parte da atenção para obter os resultados que apresentamos neste artigo.

Para o nosso overclock limitamo-nos a remover todos os limites de potência e depois subimos incrementalmente o multiplicador para todos os núcleos activos até encontrarmos instabilidade.
Seguindo esta abordagem, foi possível levar todos os P-cores a 5,2GHz e os E-cores a 4,1 GHz.

Esta configuração não se revelou totalmente estável, tornando-se necessário reduzir as frequências para 5,1GHz e 4,0GHz, respetivamente, para garantir a estabilidade do sistema a 100% sem mexer em mais nenhum parâmetro. Isto representa um ganho de 200MHz em relação à frequência stock de um núcleo activo, e de uns mais expressivos 600MHz em relação à frequência com todos os núcleos em carga. Os núcleos E viram por seu lado um acréscimo de 300MHz em relação à frequência stock, o que também contribui para a performance multi-threaded geral.
Foi esta configuração que posteriormente usamos nos comparativos de performance e temperaturas.

A partir desta base torna-se depois possível avançar para ajustes mais minuciosos, conforme a vontade e paciência de cada um, sendo possível extrair mais alguns MHz quando apenas alguns dos núcleos estão activos, por exemplo. A aplicação até indica quais os núcleos com maior potencial para este efeito.
É nesta fase que ajustes de voltagem se tornam também bastante importantes, não só para extrair os últimos pós de performance, mas também para controlar os consumos e temperaturas.

Para este propósito, a ferramenta de visualização da curva Voltagem-Frequência pode ser bastante util, permitindo inclusive sobrepor e comparar diferentes curvas.

A aplicação inclui também funções de teste de stress e benchmarking, que permitem testar a estabilidade e aferir rapidamente ganhos de performance.

Por fim, este utilitário permite criar e guardar múltiplos perfis de overclock, adequados a diferentes cenários, e ainda atribuí-los e activá-los de forma automática consoante a aplicação a correr num dado momento.

Como dissemos, uma ferramenta muito versátil e poderosa.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo