ArtigosDestaque

Overclock ao i5 12600K para totós

Temperaturas

Para manter a temperatura do CPU em níveis saudáveis durante esta experiência, podemos contar com dois dos melhores coolers a ar do mercado, o venerável Noctua NH-D15 e o mais recente NH-U12A, ambos na versão chromax.black. Aproveitamos a ocasião também para os comparar directamente.

Com o lançamento da plataforma Z690 surgiram alguns relatos de dificuldades de instalação do avantajado NH-D15 em boards com apetrechos estéticos mais elaborados de algumas marcas. Não foi o caso com a nossa Gigabyte Z690 UD, onde instalamos este cooler sem qualquer problema.

O que continua a ter algum potencial para dificuldades é a instalação da 2ª ventoinha com memórias de perfil mais elevado. Uma solução passa por utilizar este cooler com apenas a ventoinha central, configuração que continua a oferecer excelente desempenho.

Quem insistir em dotar o cooler de duas ventoinhas pode, alternativamente usar uma ventoinha mais pequena na frente. No exemplo utilizamos uma das excelentes NF-A12 fornecidas com o U12A.

As Corsair Dominator Platinum não são as melhores amigas desta configuração, que apesar de melhor ainda fica um pouco sobressaída. Umas memórias ligeiramente mais baixas devem resolver o problema totalmente, no entanto. A imagem acima, revela no entanto, outra questão que tem a haver com a largura da caixa para poderem optar por esta solução.

O NH-U12A é consideravelmente mais compacto, e emprega ainda um design assimétrico para afastar o cooler ainda mais das slots de memória pelo que nenhum destes problemas se colocou, neste caso.

Mesmo com o perfil elevado das Corsair Dominator Platinum, poderíamos popular as 4 slots sem qualquer problema de espaço.

Para testar a temperatura optamos por correr o render “Gooseberry” no blender em loop até a temperatura estabilizar e registamos o máximo.
Testamos o sistema stock e com overclock. No caso do NH-D15 com duas ventoinhas, testamos as duas configurações ilustradas acima, com as duas ventoinhas de origem e com uma NF-A12 de 12cm na frente. Os resultados foram idênticos para ambas.
A temperatura ambiente rondou os 19ºC em todos os testes. Com a chegada do verão todos estes valores terão naturalmente tendência a subir e poderão beneficiar bastante de algum trabalho de otimização da curva de voltagem.

Se na configuração stock este CPU se pode considerar relativamente morno, com overclock as coisas aquecem bastante, com um salto de temperatura a rondar os 25ºC.
Pela monitorização do XTU, o consumo instantâneo stock do CPU neste cenário situou-se nos 110W, saltando para uns significativos 183W com o overclock (chegamos a ver picos superiores a 210W durante testes de estabilidade com o Prime95).
Facilmente se conclui que um bom cooler é imprescindível para se extrair a máxima performance destes CPUs por via do overclock.

E falando em coolers, o que chama de imediato a atenção é a grande proximidade de todos os resultados. Ficamos muito impressionados pela capacidade do NH-U12A de fazer um trabalho semelhante ao NH-D15 num design muito mais compacto. É certo que à custa de ventoinhas de maior velocidade , e consequente maior ruído em carga (dentro dos padrões de ruído na Noctua, bem entendido), mas não deixa de ser um feito notável.
Com o aumento da carga e duas ventoinhas a tirar pleno partido de toda a área de dissipação o NH-D15 puxa dos galões, ganha ligeira vantagem e confirma o estatuto de de topo de gama, antevendo uma maior reserva de capacidade que pode ser útil em overclocks elevados nos i7 e i9.
Apesar disso, temos de confessar que foi o NH-U12A que mais nos impressionou, no final. A performance que a Noctua conseguiu extrair de uma “simples” torre de 120mm é realmente incrível.
Resumindo, o Noctua NH-D15 oferece máxima performance e silêncio, enquanto que o Noctua NH-U12A oferece performance muito próxima a do irmão mais velho num pacote potencialmente mais compatível graças a dimensões gerais substancialmente mais compactas.

Uma última nota para a temperatura do VRM da nossa Z690 UD, uma das Z690 mais acessíveis, que nunca ultrapassou os 52ºC durante os testes, confirmando a sua robustez e revelando ampla margem para alimentar condignamente até o mais voraz dos i9. Excelentes notícias para todos os entusiastas, que já não precisam de vender a casa para terem acesso a boards com VRMs de qualidade.

Página anterior 1 2 3 4 5 6Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo