ArtigosDestaque

Conferência de imprensa – Toshiba CES2011

Em seguida, mais uma pessoa na apresentação. Agora para apresentação das novidades a nível de Televisões.

Algo muito interessante. Em Dezembro, na Europa, 31.5 % das televisões vendidas da Toshiba têm ligação à internet. Pelo que percebi, o acesso é feito pela loja online de vídeo da Toshiba.

Este facto foi dado pela Toshiba como um sinal muito positivo e algo que vai aumentar para o futuro.

A Toshiba diz que suporta HBBTV, que é algo que não conheço e que não deram grandes explicações. Disseram apenas que já há implementações na Alemanha e França.

Falaram um pouco da store online. De como o aspecto gráfico é igual entre dispositivos, que dá para partilhar conteúdo e possibilidade de criar bookmarks.

Agora o mais importante. Em Dezembro de 2010, 11,1% das televisões vendidas pela Toshiba têm suporte 3D.

A Toshiba admite que ainda é pouco e que quer aumentar esta quota e que estas televisões, estão no segmento mais alto dos seus produtos.

Por tudo isto, a Toshiba promete para 2011 que o 3D será suportado na média gama dos seus produtos televisivos.

Aqui está um slide muito importante e que acho que todos desconfiavam. A Toshiba fez um estudo em que perguntavam às pessoas porque não compravam uma televisão 3D e 68% das pessoas responderam que era pela obrigatoriedade de usar óculos.

Este slide não está aqui por acaso e já vão perceber porquê.

E aqui começa a grande surpresa. No Japão, a 22 de Dezembro, foram colocadas à venda, por parte da Toshiba, televisões 3D que não precisam de óculos.

A razão de não colocarem à venda estes produtos na Europa e Estados Unidos, é devido ao pequeno tamanho das televisões, de 12 e 20 polegadas, que a Toshiba pensa que no Japão há procura de TVs desta dimensão, mas não nos outros mercados.

E aqui está o grande anúncio neste mercado. A Toshiba, entre Abril de 2011 e Março de 2012, promete lançar na Europa, pelo menos uma televisão 3D, sem precisar de óculos, com mais de 40 polegadas.

O tamanho final, ainda não está definido.

De seguida a Toshiba mostrou um vídeo de como funciona esta tecnologia.

Este é o modo normal e actual do uso de Televisões 3D, em que é preciso óculos. A Televisão transmite duas imagens, que são “descodificadas” pelos óculos, para que o utilizador tenha a sensação 3D.

Este é o modo de funcionamento de uma Televisão que não precisa de óculos. A televisão tem uma película especial que fornece imagens 3D, qualquer que seja o ângulo de visão.

Na realidade, a Televisão cria diversas imagens em paralelo, para diferentes ângulos. Devido a este facto, o utilizador pode estar em qualquer posição em relação à TV.

Assim acabou o vídeo com a demonstração de como funcionam estas Televisões 3D que não precisam de óculos. A meu ver uma bela surpresa e acho que é mesmo isto que o mercado precisa, para mais pessoas comprarem Televisões 3D.

Este é o novo motor destas novas Televisões. “Cevo Engine”. Em 2D pode chegar a resoluções de 4096 de largura, o que é muito superior a Full HD.

Em 3D, falam em High Quality, mas reparem que não falam de resoluções. Dentro de pouco vão perceber porquê.

Na CES 2011, estão em exposição dois protótipos destas Televisões de 56 e 65 polegadas.

No entanto a Toshiba afirmou várias vezes que são apenas protótipos e não há por enquanto qualquer ligação a produtos para saírem no mercado consumidor.

No entanto a Toshiba espera que estas novas TVs só estejam disponíveis em 2011 no mais alto de gama e por isso diz que não esquece os óculos 3D. Aliás, a estratégia para entrar na média gama é só com óculos 3D.

Página anterior 1 2 3 4 5 6 7Página seguinte

Artigos Relacionados

Botão Voltar ao Topo