AnálisesArtigosDestaque

ASUS P8Z68 V-Pro

Introdução

Finalmente podemos ter o melhor de dois mundos, a capacidade de Overclocking do chipset P67 nos processadores da série K que têm o multiplicador desbloqueado, ou o suporte para Intel Integrated Graphics ou IGPUs, do chipset H67, que fazem parte dos processadores com núcleo Sandy Bridge. Além disso, a capacidade de aproveitar o recurso “Quick Sync” da Intel foi apenas aproveitado pelo chipset H67, neste caso tínhamos que escolher entre “Quick Sync” ou Overclock.
Isto não se coaduna com o que a Intel nos tem habituado e, claro, muitas pessoas fizeram as suas escolhas mas com a sensação que faltava algo.
Bem, se este Chipset Z68 prova alguma coisa, é que a Intel tem estado a ouvir os utilizadores, a partir do seu lançamento, já não temos que escolher entre dois chipsets, o P67 ou H67. Agora podemos usufruir dos recursos dos dois e de outros que a Intel lança com este Chipset, mas isso vemos mais à frente nesta análise.

Então o que há de novo no Z68 Express?
Alguns recursos são novos e outros que já não são novos mas que são excelentes, por exemplo o suporte para overclock por multiplicadores nos CPU da série K.
Todos os recursos de média disponíveis no H67 estão disponíveis e os Gráficos da Intel e HD Quick Sync Vídeo estão entre eles.
Uma das novidades é o suporte para “Switchable Graphics”, essencialmente, quando combinado com uma placa NVIDIA ou AMD, utilizando a GPU LucidLogix Virtu. A tecnologia de virtualização permite ligar o monitor à gráfica onboard e usar o iGPU da Intel para uso geral de Internet, Office e mesmo alguns jogos que peçam poucos recursos.
Na altura de jogar a sério, pode-se usar o poder da sua placa gráfica previamente ligada na motherboard. Com este recurso a Intel permite-nos uma economia de energia e eficiência, numa das peças de hardware do computador que mais energia gasta.

Ao trabalhar com as duas melhores marcas de placas gráficas, Nvidia e AMD, a Intel consegue estar nas boas graças de todos os utilizadores. A esta tecnologia, a Intel chama “Dinâmica de Virtualização” que tem por principal característica evitar a troca de cabos e o reboot do PC sempre que seja necessário trocar de placa gráfica.

A Intel tem ainda mais duas caraterísticas que juntou a este chipset.
A IPT da Intel ou “Identity Protection Technology” e a ISRT ou “Intel’s Smart Response Technology”. O recurso IPT é essencialmente um tipo de token RSA embutido no hardware. Este recurso pode ser utilizado para autenticação através de algo como a nova característica da Valve Steamgaurd. Também pode ser usado para autenticação para redes corporativas, instituições financeiras etc.
Este recurso está disponível há anos, mas só agora pode ser trazido para custos ao nível do desktop.
Não me parece que seja um recurso muito bem aceite na área de desktop mas o tempo o dirá.

A segunda característica é mais interessante e benéfica para a maioria dos utilizadores, a “Intel’s Smart Response Technology” é de alguma forma baseado na ideia inicial do Ready Boost da Microsoft ou o seu SuperFetch. Naturalmente que é tecnicamente diferente, mas em termos simples, é agora possível ligar um SSD de baixa capacidade e usa-lo como cache para discos rígidos convencionais, é recomendado para uso com o volume do sistema operativo para obter melhores resultados. Teoricamente, esta tecnologia oferece o desempenho do SSD para a cache, faz lembrar a tecnologia aplicada no HDD híbrido, o Momentus XT da Seagate.
Na minha opinião apenas se torna economicamente viável caso o utilizador já possua um SSD de baixa capacidade, caso tenha que o adquirir parece-me que a performance obtida não tem retorno no investimento, por outro lado, se o preço destes SSD baixar a minha opinião naturalmente que muda.

ESPECIFICAÇÕES:

CPU Interface LGA 1155

CPU Support i3/i5/i7 Sandy Bridge

Chipset Z68

DDR3 Memory Speed 1333 MHz by default, 800-2400 MHz supported

CPU Clock Multiplier Dependent on CPU

Memory Slots Four 240-pin DDR3 DIMM slots in dual-channel

Regular unbuffered DDR3 memory, Up to 32GB total supported.

Expansion Slots 3 x PCI Express 2.0 x16 slots (x16/x0 or x8/x8, final x1 or x4),
2 x PCI Express 2.0 x1 slot, 2 x PCI slots,
Supports ATI Crossfire, Supports NVIDIA SLI,
Onboard SATA/RAID,
2 x SATA 6.0 Gbps ports (white) supporting RAID 0/1/5/10
4 x SATA 3.0 Gbps ports (light blue) supporting RAID 0/1/5/10
2 x SATA 6.0 Gbps ports (dark blue) from Marvell
1 x eSATA 3.0 Gbps ports from JMicron JMB362

Onboard
4 x SATA 3Gbps connectors
4 x SATA 6Gbps connectors
6 x Fan Headers (2×4-pin, 4×3-pin)
3 x USB 2.0 headers support additional 6 USB 2.0 Ports
1 x USB 3.0 header supports additional 2 USB 3.0 Ports
1 x Power on button, 1 x Reset button,
1 x Front panel audio header, 1 x S/PDIF out connector
2 x Firewire/IEEE 1394 headers, TPU/EPU/MemOK buttons

Onboard LAN Intel® 82579 Gigabit Fast Ethernet

Onboard Audio Realtek® ALC892 8-Channel HD Audio

Power Connectors
4-pin EATX Power connector
8-pin EATX 12V Power connector

Fan Headers 2 x CPU Fan (4-pin, 3-pin)
2 x CHA Fan (4-pin, 3-pin)
2 x PWR Fan (3-pin)

IO Panel
1 x RJ45 LAN connectors
1 x Audio port (Line-in, Line-out, Mic-in)
6 x USB 2.0 ports, 2 x USB 3.0 ports
1 x Optical S/PDIF Out connector
1 x IEEE 1394 port, 1 x eSATA 3Gbps ports
HDMI video output, DVI video output, VGA video output

Warranty Period 3 Years

ÍNDICE
1. Introdução
2. Novidades
3. UEFI
4. Motherboard I
5. Motherboard II
6. Benchmarks
7. FutureMark
8. Notas adicionais e Conclusão

1 2 3 4 5 6 7 8Página seguinte
Etiquetas

Artigos Relacionados

Close
Close